Vice-prefeita é sabatinada por alunos da quarta-série

Alunos fizeram perguntas relacionadas ao cenário político da cidade

Eles têm apenas nove anos, mas conhecem a cidade igual gente grande. A partir do projeto ‘Conhecendo Hortolândia’, mais de 60 alunos das quartas-séries, da Escola Municipal Professor Cláudio Roberto Marques, sabatinaram a vice-prefeita Jacyra Aparecida Santos Souza. Os alunos perguntaram sobre as principais funções dela no cargo, se o trabalho na política é cansativo, a data de inauguração do shopping, se Hortolândia está preparada para tanto desenvolvimento econômico, entre outras.

“O projeto Conhecendo Hortolândia è um projeto importante, pois valoriza a cidade, e os alunos podem exercer a verdadeira cidadania”, elogiou Jacyra. Ainda por meio do projeto, os alunos tiveram acesso aos trabalhos desenvolvidos pelo Poder Legislativo de Hortolândia e aos principais pontos turísticos da cidade.

Na Câmara, os estudantes entrevistaram os vereadores, conheceram os trabalhos realizados nos gabinetes e participaram de uma palestra sobre a função do Poder Legislativo. ”Conversei com os vereadores, visitei os gabinetes. Acho muito importante o trabalho deles. São eles que fazem as leis para a cidade, apesar de existirem algumas leis que não são boas”, comentou a aluna Taila Beatriz Silva Gouveia.

Os alunos também visitaram os principais pontos turísticos da cidade como o Creape (Centro de Referência Ambiental Parque Escola), antiga Estação Ferroviária, Pontos de Culturas, Parque Socioambiental Dorothy Stang, entre outros. “É muito legal ver o que existe na cidade. Vou contar para meus pais e amigos da minha rua. Aprendi sobre reciclagem, vi o lindo parque. Adorei o passeio”, conta a aluna Ana Lice de Souza Soares.

Segundo a coordenadora da escola, Elis Regina da Silva, o objetivo do projeto é fazer com que os alunos entendam a forma como a cidade é constituída. “É muito importante que eles conheçam a cidade onde eles vivem e a forma como ela é constituída. A partir daí, eles vão construindo o papel de cidadãos transformadores”, afirma.