População do Jd. Boa Esperança é parceira da Administração Municipal nas melhorias do bairro

Cerca de mil pessoas participaram de quatro encontros entre moradores e o prefeito Angelo Perugini

A intensa participação dos moradores do Jardim Boa Esperança nas reuniões com o prefeito Angelo Perugini demonstram o comprometimento da população com as ações em realização no bairro. Desde o início deste mês, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Habitação, realizou um ciclo de quatro encontros com a comunidade local para apresentação do cronograma de obras de urbanização e regularização fundiária.

Durante os encontros, os moradores se mostraram bastante otimistas quanto ao resultado das obras, que incluem pavimentação, criação de áreas de lazer e construção de moradias. Cerca de mil moradores participaram das reuniões. A população se comprometeu em ser parceira nas melhorias do bairro, construindo calçadas e muros nas residências.

Para a auxiliar de cozinha Fabiana de Miranda, moradora do bairro há 17 anos, muita coisa já mudou, para melhor, no Jardim Boa Esperança. “Quando eu vim para cá, no início da ocupação, não tinha água encanada. A gente precisava abrir poço no quintal para ter água para cozinhar e tomar banho”, descreve. “Agora, temos água na torneira, as principais ruas já têm asfalto e a gente vê a Prefeitura fazendo muita coisa pelo bairro”, afirma Fabiana.

Sua colega, a dona de casa Renata dos Santos Ignácio, também reside no bairro desde o início da ocupação. Ela passou pelas mesmas dificuldades relatadas pela vizinha. Mas, atualmente, desfruta de mais qualidade de vida. “Espero que as coisas fiquem ainda melhores com a conclusão das obras em andamento. Com asfalto em todas as ruas e as áreas de risco recuperadas, nossa situação vai melhorar mais ainda”, comenta Renata.

Desde o início do ano, a Administração Municipal, por meio das secretarias de Obras e Habitação, realiza uma série de intervenções urbanísticas no bairro. Todo o sistema de drenagem de águas pluviais já foi implantado nas ruas do Jardim Boa Esperança que, agora, recebem a rede coletora de esgoto.

Os próximos passos são ações de recuperação ambiental, com a remoção das famílias da área verde localizada na Rua da Mina, construção de 185 unidades habitacionais, pavimentação das ruas e regularização fundiária. As intervenções beneficiarão 1.849 famílias. A previsão de investimento é de aproximadamente R$ 15 milhões, incluindo recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Cabe à população, realizar ações de melhorias nas casas, como construção de calçadas, muros e arborização do passeio público. “Esta é uma reunião de utilidade pública. Estamos aqui para informar a população sobre as melhorias que já podem ser vistas no bairro. Daqui a seis meses, o Jardim Boa Esperança deixará de ter problemas de moradia, esgoto e asfalto e será um bairro como os demais”, garantiu Perugini.

A dona de casa Maria Cristina da Silva, de 38 anos, também está otimista quanto ao resultado das intervenções. “Sempre participo das reuniões com a prefeitura para me informar sobre o andamento das ações aqui no bairro. Todas as obras feitas até agora trouxeram muitas melhorias para os moradores. Não vejo a hora de ver tudo pronto. Vai ficar lindo”, imagina Maria Cristina.