Gestores participam de aula inaugural do curso de especialização em ‘Gestão da Escola Pública’

Curso é resultado de parceria entre Ufscar e Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação

Iniciou, nesta sexta-feira (12/08), mais um investimento da Prefeitura de Hortolândia na gestão da Educação. Mais de 80 gestores participaram da aula inaugural do curso de especialização ‘Aperfeiçoamento em Gestão Pública’. O curso faz parte de uma parceria com a Ufscar (Universidade Federal de São Carlos). A especialização tem carga-horária total de 180 horas, divididas entre agosto deste ano e julho do ano que vem.

Em resumo, o curso abordará as realidades políticas de educação municipal. O objetivo é contribuir com a qualificação do gestor escolar na perspectiva da gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar com qualidade social.

No final da formação, os alunos produzirão artigos científicos que relatarão experiências na Gestão Pública Escolar e participarão de dois seminários no campus da universidade. A Ufscar selecionará alguns trabalhos que serão publicadas em um livro. “Este curso é um marco no processo de formação dos gestores. É uma experiência de interação entre universidade e escola pública. Um passo significativo no processo de progressão da qualidade da educação das unidades escolares de Hortolândia. Veio como uma enorme contribuição para o sucesso dos professores e alunos”, afirma a secretária de Educação, Sandra Fagundes.

Segundo a secretária, com a grande procura pelo curso por parte dos profissionais, já existe um estudo junto à Ufscar para criar uma segunda turma. A parceria atende a proposta de formação em serviço do profissional da Educação. “A execução do curso reflete a preocupação da Administração em estimular o crescimento e consolidação de um projeto democrático alternativo no horizonte escolar”, complementa Sandra.