Jardim Nova Europa terá unidade básica de saúde da família

Prefeito anuncia construção do posto médico durante reunião com moradores

O prefeito Angelo Perugini anunciou, nesta quarta-feira (10), a construção da Unidade Básica de Saúde da Família no Jardim Nova Europa, durante reunião com moradores. A obra será realizada em parceria com o governo federal, um investimento de R$ 773.599,30. A previsão é de que as obras comecem até o final deste ano.

A unidade de saúde é uma reivindicação antiga dos moradores que, atualmente, se deslocam até bairros vizinhos para receber atendimento. “Queremos promover a saúde das pessoas para que elas vivam mais e melhor. A instalação dessa unidade de saúde dá continuidade às ações do nosso governo que reestrutura a rede municipal de saúde com a importante ajuda do governo federal”, comentou Perugini.

De acordo com o secretário de Obras, Marcelo Zanibon, a unidade de saúde será construída numa área próxima a igreja católica do bairro a pedido da população. “Inicialmente, a instalação seria num terreno perto do campo de futebol, mas uma comissão de moradores pediu ao prefeito a mudança para uma área mais ao centro do bairro para facilitar o acesso de todos. Atendemos a solicitação e foi preciso mudar o projeto apresentado ao governo federal. Essa mudança atrasou a instalação do serviço”, explicou.

Para construir a unidade de saúde da família, o governo federal disponibilizará ao município R$ 500 mil provenientes do OGU (Orçamento Geral da União). A Prefeitura contribuirá com R$ 273.599,30.

A reestruturação na rede básica de saúde começou em 2005. De lá para cá, a Prefeitura já entregou quatro novas unidades de saúde (Jardim Amanda, Parque Orestes Ongaro, São Bento e Jardim Novo Ângulo). Também reformou a Unidade de Saúde da Família do Jardim Santa Esmeralda e reestrutura o pronto-socorro do Jardim Rosolen. Também faz melhorias no Hospital Municipal.

Estão em andamento as obras do Centro de Saúde do Jardim Nova Hortolândia, que atenderá a região da Vila Real, o novo Centro de Especialidades Médicas e o Centro de Referência da Saúde da Mulher, ambos em construção próximo ao residencial Green Park.

No último sábado, Perugini assinou o protocolo de intenções com o Ministério da Saúde para construir quatro unidades básicas de saúde nos bairros Jardim Santa Clara, Carmem Cristina, Parque do Horto e Taquara Branca. Serão disponibilizados R$ 1,4 milhão por meio do PAC2 (Programa de Aceleração do Crescimento)

Além disso, a Prefeitura conquistou recursos do Ministério da Saúde para construção de duas UPA´s 24 Horas (Unidade de Pronto Atendimento): uma no Jardim Rosolen e outra no Jardim Amanda.

Com os investimentos, o atual governo tira Hortolândia de um jejum de cerca de 30 anos sem melhorias na rede básica de saúde. As unidades de saúde existentes na cidade, até 2005, foram construídas na época em que o município pertencia a Sumaré.

Esgoto, asfalto e praça

Durante o encontro com moradores, o prefeito anunciou o cronograma de obras de esgoto e asfalto, uma reivindicação de mais de 15 anos dos moradores que lutam pela regularização dos lotes.

“Estamos fazendo justiça social. Com a realização dessas obras vocês poderão ter escritura dos imóveis. A Prefeitura fez o que pode para resolver o problema. Vamos fazer o esgoto antes do asfalto”, comentou o Prefeito.

Perugini também informou aos moradores que a Prefeitura construirá uma praça no bairro. O projeto arquitetônico está em avaliação pela Caixa Econômica Federal para liberação de recursos no valor de R$ 400 mil. O espaço de lazer terá campo de areia, parque infantil e academia de ginástica ao ar livre.

O Jardim Nova Europa surgiu em 1996. Os terrenos foram comercializados pelo loteador sem as obras básicas de infraestrutura. Desde que assumiu o governo, em 2005, Perugini luta para regularizar o loteamento e garantir a escritura definitiva dos imóveis aos moradores. Sonho que será realizado com a conclusão das obras de infraestrutura.