Novo pacote de obras de esgoto levará coleta e tratamento para 70% da cidade

Sabesp anuncia investimentos de R$ 23 milhões em intervenções em 37 bairros neste semestre

O investimento de mais R$ 23 milhões vai garantir que o serviço de coleta e tratamento de esgoto chegue a 70% das residências de Hortolândia até o final deste ano. A informação é da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) que, recentemente, se reuniu com o prefeito Angelo Perugini para apresentar o cronograma de ações da concessionária para 2011.

Para garantir a coleta e tratamento de esgoto em 33.000 residências, a concessionária iniciará, neste semestre, um pacote de obras que beneficiará 37 bairros. Os serviços a serem executados estão em fase final de licitação, segundo o superintendente da Sabesp, Mario Eduardo Pardini Affonseca.

As principais intervenções são a implantação de coletores tronco no Jardim Rosolen, instalação de rede coletora e ligação das residências ao sistema no Parque Ortolândia, instalação de coletores nos bairros Maria de Lourdes, Santa Clara do Lago, Mirante, Campos Verdes, Parque Peron, Parque São Miguel e Residencial São Sebastião.

Também será implantada a rede seca dos coletores nos bairros Jardim Malta, Santa Emília e Rosolen. A concessionária anunciou, ainda, a instalação de ramais de coletores em vários bairros da cidade (veja quadro abaixo).

Atualmente, cerca de 50% das residências contam com o serviço de esgoto. O compromisso da Sabesp com a Prefeitura é garantir infraestrutura para coleta e tratamento dos detritos domésticos em 100% da área urbana de Hortolândia até o final de 2012. “Trabalhamos para encerrar este ano com 33 mil residências ligadas à rede coletora de esgoto”, disse Pardini. No total, Hortolândia possui 54.000 moradias.

O superintendente informou que, somente nos seis primeiros meses deste ano, a concessionária realizou 6.200 ligações de esgoto. O número já supera a quantidade realizada durante todo o ano passado, que é de 5.000. A meta da Sabesp é terminar este ano com um saldo de 14,4 mil novas ligações.

Para otimizar o cronograma de obras, a Prefeitura sugeriu a divisão de Hortolândia em nove frentes de trabalho. Cada uma delas é formada por uma quantidade de bairros. O mapeamento ajuda a definir e a priorizar as intervenções, além de facilitar o acompanhamento das ações.

“Em parceria com a Sabesp estamos ampliando a qualidade de vida na nossa cidade. Seremos uma das únicas cidades da região a contar com esgoto coletado e tratado em todo o município. Já não somos mais a cidade das fossas. Isso é coisa do passado. Vivemos um novo tempo, graças à união de esforços”, disse o prefeito Angelo Perugini.

Asfalto e Esgoto 100%

O secretário de Obras, Marcelo Zanibon, destaca que o avanço nas obras de esgoto soluciona um problema histórico do município na área de saneamento. “As ações da Sabesp complementam o grande sonho do prefeito em levar a cidade para um patamar elevado de qualidade de vida”, comentou o secretário.

Zanibon adianta que, até o final do ano que vem, toda a área urbana de Hortolândia contará com infraestrutura básica. A cidade, que já atende 100% da população com abastecimento de água, terá 100% da área urbana com asfalto, coleta e tratamento de esgoto e sistema de drenagem de águas pluviais. “Crescemos com planejamento, de forma sustentável. Resolvemos problemas antigos e equacionamos os atuais para garantir qualidade de vida”, observou.

Parceria com a Prefeitura agiliza obras

O avanço nas obras de esgoto é resultado da soma de esforços da Prefeitura, comunidade e Sabesp. Desde 2005, quando assumiu a Prefeitura, Perugini se uniu à população e propôs à concessionária o trabalho em parceria para solucionar a questão do esgoto na cidade.

A própria Sabesp reconhece as ações da Prefeitura que contribuíram para antecipar para o próximo ano o calendário de universalização do esgoto, antes previsto para 2016. Em informativo publicado pela concessionária, a empresa de saneamento valoriza a parceria com a Prefeitura que resultou numa verdadeira revolução nos índices de esgotamento sanitário do município: 0% em 2005 para 50% neste ano.

“Somente com a ajuda de um prefeito empreendedor como o senhor Angelo Perugini para alcançarmos esses resultados. Ele não mediu esforços para realizar o sonho de levar coleta e tratamento de esgoto para todos”, elogiou Pardini.

Uma das ações da Prefeitura para otimizar o trabalho da empresa de saneamento é a viabilização junto a ALL (América Latina Logística) da execução de travessias de emissários sob a ferrovia que corta cidade, o prolongamento de coletores-tronco e a execução de 2.800 ligações domiciliares. O prefeito intermediou reuniões entre a empresa ferroviária e o governo federal, por meio do Ministério dos Transportes, para conseguir a licença para a realização das obras na área de domínio da ALL.

Veja as obras previstas para começar neste semestre

*Implantação de Coletores-Tronco

Jardim Rosolen e Frente 8 (Maria Lourdes, Santa Clara do Lago, Mirante, Campos Verdes, Parque Peron, Parque São Miguel e São Sebastião)

Investimento: R$ 7.734.603

*Implantação de ramais remanescentes dos coletores

C- Jardim Interlagos, Santa Fé, Residencial São Sebastião, São Pedro e Jardim Boa Vista

D - São Bento, São Pedro (parte)

G - Chácaras Recreio Alvorada, Parque Orestes Ôngaro

L - Jardim São Camilo, Santa Luzia e Laranjeiras

Q - Santa Rita, Jardim do Bosque, Mirante, Santa Clara (parte), Campos Verdes e Maria de Lourdes

Investimento: R$ 1.747.820

*Implantação de ramais – Frente 6

I – Nova Hortolândia (parte), Jardim Nossa Senhora Auxiliadora (parte)

J- Nova Hortolândia (parte)

A- Santa Esmeralda, Chácaras Assay, Parque Odimar, Residencial João Luiz, Santa Clara do Lago (continuação), Vilagio Ghiraldelli, Maria de Lourdes (parte), Interlagos (parte) e Santa Fé (parte).

Investimento: R$ 4.891.047

*Rede coletora e ligações

Parque Ortolândia

Investimento: R$ 4.978.641