Presidente do Consórcio dos rios, Perugini, assina convênio que garante R$ 6 milhões para Bacia do PCJ

O presidente do Consócio dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), o prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini, assinou, nesta quinta-feira (07/04), em Piracicaba, convênio que garante investimentos de aproximadamente R$ 6 milhões em projetos desenvolvidos na bacia do PCJ.

Além de Perugini, representantes da Caixa Econômica Federal, o presidente da Fundação Agência das Bacias PCJ e prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, o prefeito de Iracemápolis, Fabio Francisco Zuza, participaram do encontro. A assinatura do documento ocorreu no gabinete do prefeito de Piracicaba.

Perugini explicou que duas ações são importantes na conquista dos recursos federais para as 62 cidades que compõem a bacia do PCJ.  “Uma delas são as iniciativas envolvendo os municípios que ficam na cabeceira dos rios”, disse.

Outro ponto enfatizado pelo presidente do Consórcio é o combate ao desperdício que ocorre nos municípios da região de Campinas e Piracicaba. Além de obras estruturais, os projetos prevêem ações de educação ambiental nos municípios. Cinco municípios de Minas Gerais abrigam as nascentes que abastecem os rios do PCJ.

Dados apontam que cerca de 35% da água fornecida aos municípios da região são desperdiçados. A meta, segundo Negri, é chegar aos 25% nos próximos anos. Iracemápolis assinou três contratos visando obras de saneamento.