Escolas promovem atividades especiais em comemoração ao Dia das Mães

Apresentações realizadas pelos alunos em homenagem às mães fazem parte da programação especial

Em homenagem ao Dia das Mães, comemorado no próximo domingo (11/05), as unidades escolares da cidade vêm preparando ações especiais desde o início da semana. Entre apresentações musicais, leitura de poemas e exposições, alunos da Educação e do Ensino Fundamental se mobilizam para demonstrar todo o carinho que as mães merecem.

Neste sábado (10/05), a partir das 11h, a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jd. Boa Esperança realiza a Festa da Família. Durante o evento, toda a comunidade pode prestigiar as apresentações culturais, sorteios e homenagens feitas pelos alunos e professores de toda a unidade. Além disso, a decoração do local é especial para este ano: com a aproximação da Copa do Mundo de Futebol, há bandeiras e diversos objetos simbolizando a cultura dos países participantes.

Na segunda-feira (12/05), a Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Residencial São Sebastião II traz um presente especial para todas as mães: as crianças realizam, às 7h30, 9h30 e 13h30, uma apresentação musical e, em seguida, acontece um show de flashback, com músicas das décadas de 60, 70 e 80. Ao longo da semana, também foram produzidas lembrancinhas, como pintura em toalhas. Para a diretora Aparecida Donizeti Gomes, a homenagem é uma forma de retribuir todo o amor que as mães dedicam aos filhos. “Mãe é nossa vida. Com essa apresentação, esperamos retribuir todo esse carinho e amor. Essa forte presença da comunidade aqui na escola, merece uma atenção especial”, afirma.

Algumas escolas já fizeram sua parte em relação à data. Nesta sexta-feira (09/05), no início da manhã e da tarde, a Emef Profª Lílian Cristiane Martins de Araújo, no Jd. Estefânia, envolveu cerca de 500 alunos em apresentações de poemas, jograis e sorteio para as mães. A decoração da escola complementou o tom comemorativo. Ao todo, mais de 300 pessoas compareceram ao evento. Segundo a assistente de direção Edneia Marcolino, a escola se preocupa com a valorização da família. “Resgatamos esses valores tão importantes, pois não queremos que isso acabe”, ressalta.

O dia de hoje também foi de festa na Emei Jd. Santa Emília. A comemoração foi marcada por um café coletivo, oficina de cartazes e brincadeiras entre mães e filhos. “É importante para nosso projeto pedagógico que os pais venham à escola. Dessa forma, temos uma comunicação harmônica”, explica Patrícia Jiane Basso, diretora da unidade escolar.

Com um café especial, música e apresentações para as mães, a Emef Salvador Zacharias Pereira Júnior, no Jd. Novo Ângulo, foi mais uma unidade a celebrar a data nesta sexta-feira.

Na quinta-feira (08/05), no período da manhã e da tarde, um coral formado pelos estudantes da Emef Jd. Nova Europa e a apresentação de poemas, emocionaram a todos, assim como um painel especialmente elaborado para as mães. “É uma data que não podemos deixar passar. Valorizamos esse comprometimento entre pais e filhos. Por isso, preparamos essa interação da escola com a família”, diz.

Durante a noite, quem prestou homenagem às mães foram os alunos do 1º ao 5º ano da Emef Caio Fernando Gomes Pereira, no Jd. Nossa Senhora Auxiliadora. Com apresentação, bingo e confraternização com pastel e refrigerante, a comemoração foi uma verdadeira festa que contou, inclusive, com a presença dos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), que estudam no local no período noturno. “Ficamos muito satisfeitos, pois a presença da comunidade foi grande. O evento de Dia das Mães emociona e é muito esperado por toda a família, além das crianças gostarem muito de participar”, declara a coordenadora pedagógica Patrícia Ermetice.

No decorrer da semana, muitas escolas realizaram outras atividades especiais em sala de aula com os alunos, como a produção de lembrancinhas, rodas de conversa e o ensino sobre a data e as relações familiares.

Confira os próximos eventos de algumas escolas em homenagem ao Dia das Mães:

O quê: Festa da Família

Onde: Emef Jd. Boa Esperança - Rua do Canário, 400, Jd. Boa Esperança

Quando: 10/05, a partir das 11h

O quê: Comemoração do Dia das Mães

Onde: Emei Residencial São Sebastião II - Rua Lírio do Campo, 15 - Jardim São Sebastião

Quando: 12/05 – Apresentações às 7h30, 9h30 e 13h30