Prefeitura reajusta salário dos servidores em 6,3%

Recomposição aumentará o poder de compra de 4.055 trabalhadores

A Prefeitura de Hortolândia reajustará em 6,3% o salário dos 4.055 servidores municipais. O índice é calculado com base no IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Com o reajuste, a Administração garante a reposição de perdas inflacionárias do período de maio de 2010 a maio deste ano. A recomposição salarial foi definida em negociação entre a Administração e o Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Hortolândia. A data base da categoria é primeiro de maio.

O reajuste representa um impacto financeiro de R$ 6,2 milhões no orçamento da Prefeitura. O aumento é uma das ações de valorização do funcionalismo público municipal, prioridade neste governo. “É a atuação de cada servidor municipal que garante o crescimento econômico e social de Hortolândia. Desde 2005, tratamos nossos trabalhadores com o respeito que eles e suas famílias merecem. Vamos continuar neste caminho”, disse o prefeito Angelo Perugini.

Nos últimos sete anos, a soma dos índices de reajustes ultrapassa 41,% (Veja quadro abaixo). Em 2005, quando Perugini assumiu a Prefeitura, os servidores amargavam o jejum de reposição salarial de quase dez anos.

O prefeito também devolveu aos servidores o direito à cesta básica e vale-transporte. Outra preoucpação é com a  qualificação profissional dos trabalhadores. Por isso, Perugini criou a Escola de Gestão que oferece cursos, palestras e seminários para aprimorar os serviços prestados à população.

No ano passado, a Prefeitura implantou o PCCV (Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos), uma conquista histórica do funcionalismo público municipal. O PCCV proporciona o reconhecimento individual do servidor, seja por mérito ou pela formação acadêmica, com a perspectiva de ganhos e progressões aos servidores que aderirem ao Plano, além das recomposições salariais anuais. Com o plano, os servidores adquiriram um aumento médio de 15% no salário.

Plano de Saúde

O secretário de Administração, Pedro Galindo, adiantou que, no próximo semestre, os servidores terão acesso ao plano de saúde. A Prefeitura viabiliza a contratação da empresa que prestará o serviço.

A Prefeitura também estuda novos benefícios relacionados ao vale-transporte, uma das pautas de reivindicação do sindicato.  O objetivo é estender o vale-transporte para servidores que residem em outras cidades da Região Metropolitana de Campinas. Atualmente, o vale-transporte é concedido somente aos servidores que utilizam o serviço dentro do município.

“O acordo formalizado entre a Prefeitura e o sindicato reforça a política de gestão de pessoal desta Administração, que valoriza o poder de compra dos servidores e a melhora da qualidade das famílias dos trabalhadores”, disse o secretário.

Reajuste salarial 2005-2011

2005: 11,27%