Prefeitura fortalece relação comunidade e governo com criação da Secretaria de Gabinete

Secretaria focará em setores como igualdade racial, deficientes, mulheres e sociedade organizada em geral

Com a proposta de fortalecer o diálogo com a população, a Prefeitura de Hortolândia criou mais uma Secretaria Municipal.  A Secretaria de Gabinete concentrará políticas públicas sociais direcionadas para setores que defendem pessoas com deficiência, mulheres, igualdade racial, juventude, além do diálogo com conselhos municipais e a sociedade civil organizada em geral. Antes, estes setores eram concentrados no Departamento de Chefia de Gabinete, parte da Secretaria de Governo.

O objetivo é personalizar o atendimento à população e acompanhar mais de perto as ações de iniciativa popular. Um exemplo de diálogo com a sociedade que teve início por iniciativa da Secretaria é o Programa HortoVila.

Criado como um programa de relacionamento com a sociedade, o projeto tem como principal finalidade identificar as necessidades da comunidade em cada região. O Programa é feito a partir do contato direto com os moradores.

A partir deste projeto, os moradores do Jardim Nossa Senhora de Fátima e Jardim Firenze, bairros pioneiros no recebimento do programa, receberão uma série de melhorias.

“A criação da Secretaria cumpre o compromisso do governo de fortalecer as políticas públicas sociais. A atual Administração tem como prioridade manter a o diálogo com a comunidade e ouvir as diferentes necessidades”, afirma Antonio Evangelista, secretário municipal de Gabinete.

A nova secretaria agrega também a ouvidoria municipal, mais uma ferramenta de comunicação do governo. A ferramenta tem autonomia de integração entre administração e sociedade.

Além disso, a pasta cuidará da relação Executivo e Legislativo, com foco nas discussões de requerimentos e projetos de lei.

“O papel da secretaria é intermediar a relação com a sociedade e quando preciso buscar recursos em outras secretarias para a realização de ações, obras e projetos.”, destaca Evangelista.