Hortolândia mostrará potencial de gestão administrativa no Seminário do Conhecimento em Gestão Pública 2011

Seminário será sediado na cidade neste sábado (30)

O potencial de gestão administrativa de Hortolândia será mostrado, neste sábado (30), no Anfiteatro Emiliano Sanches, na sede da empresa EMS. A cidade foi escolhida para sediar o Seminário do Conhecimento em Gestão Pública, realizado pelo Conselho Estadual de Secretários Municipais de Administração do Estado de São Paulo (Consesad-SP), com apoio da Prefeitura de Hortolândia.

O evento abordará temas relacionados a estratégia de gestão pública e gerenciamento financeiro do dinheiro público. Hortolândia participará do seminário com a palestra ‘Sistemas Simplificados de Controle da Produtividade Estatal’. O tema será exposto pelo secretário de Administração, Pedro Reis Galindo, também diretor presidente do Conselho de Estudos de Políticas Administrativas (CEPADM). O prefeito Angelo Perugini participará do encontro.

Segundo Galindo, o tema mostrará a importância da utilização de ferramentas simples que servem como mecanismo de aferição das atividades que gerem o serviço público. “Existem softwares e ferramentas simples nos equipamentos públicos que traz condições surpreendentes para o desenvolvimento da gestão pública. É necessário explorar mais essas ferramentas como forma de avaliação da gestão em vigência”, afirma o secretário.

Hortolândia foi escolhida para sediar o seminário em virtude dos grandes avanços em gestão pública obtidos nos últimos anos. “Os ganhos que Hortolândia demonstra nos últimos cinco anos têm reconhecimento dos órgãos que acompanham a evolução administrativa das cidades do Estado de São Paulo”, destaca Galindo.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pela Internet, no endereço eletrônico www.semgespublica-hortolandia.adm.br. O evento é direcionado para participação de servidores públicos que estejam, ou tenham exercido, o cargo de secretário municipal de administração, ou órgãos correlatos.

O seminário é destinado à participação dos 645 municípios do Estado de São Paulo. Segundo o coordenador do evento, Jorge Luis Dos Santos B., o objetivo é ampliar o nível de conhecimento sobre gestão pública a partir da troca de experiências e inovações administrativas.

“É uma oportunidade que as prefeituras têm de mostrar os maiores desafios e dificuldades na busca de soluções para um melhor gerenciamento financeiro do dinheiro público para que ele seja bem investido em bens e serviços que atendam amplamente a população”, explica o coordenador.

Durante o congresso serão ministradas diversas palestras relacionadas à Administração Pública. O tenente coronel da Polícia Militar de São Paulo, Antonio Humberto Emílio, que comanda o 48º Batalhão da PM do Interior, com sede em Sumaré, apresentará o case “Polícia Militar do Estado de São Paulo – Como Administrar uma Organização com 100 Integrantes”.

A professora Maria Paula Ferreira, chefe da Divisão de Metodologia e Métodos Quantitativos da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), ministrará a palestra “Painel de Indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio do Estado de São Paulo”.

O professor Carlos Alberto Lopes da Silva, gerente de Desenvolvimento e Formação de Redes Sociais do Senac-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), abordará o tema “Desenvolvimento Local, Redes Sociais e Democracia”.

HOMENAGEM

Durante o evento, o ex-governador Laudo Natel, conhecido como governador caipira, será homenageado pela qualidade de gestão pública que implementou no Estado de São Paulo, com destaque para o processo de interiorização do desenvolvimento. Uma das principais preocupações de Natel era o crescimento econômico de cidades do interior.

Para a cerimônia de abertura do seminário foram convidados a deputada estadual Ana Perugini, o deputado federal Julio Semeghini, secretário de Estado de Gestão Pública do Estado de São Paulo, o presidente da Câmara de Vereadores de Hortolândia, José Nazareno Gomes (Zezé), o vice-presidente administrativo do Conselho Regional de Administração de São Paulo (CRA-SP), José Alfredo Machado de Assis, o diretor conselheiro do Grupo EMS, Augusto Viseu Fernandes, além do presidente do Consesad-SP, Carlos Gustavo Ronchesel.

Serviço:

O que: Seminário do Conhecimento em Gestão Pública 2011

Quando: 29 de abril

Horário: das 8h às 19h

Local do evento: Auditório da empresa EMS, Rodovia Jornalista Aguirre Proença, km 08, Chácaras Assay