Rede hoteleira de Hortolândia cresce em ritmo acelerado

Investimentos de empreendedores do ramo representaram salto de 35 para 448 leitos, em 10 anos

O crescimento econômico registrado, na última década, em Hortolândia, tem resultado na expansão do setor terciário, com a chegada de novas empresas do ramo de serviços. O destaque é a rede hoteleira que, em 10 anos, saltou de 35 para 448 leitos. Hoje, a cidade conta com seis hotéis. Um novo hotel está em construção no Centro da cidade e outro projeto, para a avenida da Emancipação, em fase de aprovação pela Prefeitura. Juntos, os dois empreendimentos vão gerar mais 200 quartos.

Nos últimos anos, grandes empreendimentos de hotelaria já se consolidaram na cidade, a exemplo do Druds Hotel, localizado no Parque Gabriel, e do Hotel Assay, no bairro de mesmo nome. O Druds foi inaugurado em dezembro de 2012, com a proposta de atender clientes que vem a Hortolândia em viagens de negócios. Este também é o principal atrativo do Hotel Assay, que iniciou suas operações no início deste ano.

“O turismo de negócios é um dos grandes motivadores para a chegada de ainda mais hotéis em Hortolândia. Temos empresas de destaque na cidade, que atraem investidores, visitantes e empresários. Com isso, a demanda por leitos aumenta e faz com que este mercado seja cada vez mais promissor. Para a economia da cidade, isso também é um ganho. Hoje, temos, pelo menos, 167 pessoas empregadas nestes hotéis e a expectativa de ainda mais contratações com os empreendimentos em implantação”, destacou o prefeito Antonio Meira.

Um dos novos empreendedores, uma rede de hotéis internacionais, pretende construir um novo hotel, que aguarda a aprovação da documentação para iniciar as obras. O hotel ficará numa área de aproximadamente 8 mil metros quadrados, na avenida da Emancipação, ao lado do Samu (serviço de Atendimento Móvel de Urgência). “Serão duas torres, unidas por um centro comercial. O projeto prevê 90 lojas e até um restaurante panorâmico no último andar do hotel”, destacou o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Dimas Correa Pádua. Na parte de hotelaria, o empreendimento oferecerá 160 flats de serviços e 200 leitos.

Já no Remanso Campineiro, as obras do Hotel Plaza, ao lado do Colégio Inovação, estão em ritmo acelerado. O prédio terá uma ótima localização, bem próxima do centro comercial da cidade. Neste empreendimento, serão disponibilizados 70 leitos.

A consolidação de Hortolândia como uma forte economia na região é o principal fator para a atração destes hotéis. “Todo o setor de serviços chega à uma cidade, se ela apresentar dinamismo econômico. Primeiro, o município se desenvolve economicamente; depois mantém esta marca de crescimento contínuo. Assim, os prestadores de serviço detectam a abertura de um mercado promissor. Foi isso o que aconteceu em Hortolândia. Nesta etapa, temos uma economia forte, uma história de crescimento de indústrias e comércios e, mais recentemente, a chegada de mais empresas do setor de serviços”, justificou Pádua. Hoje, o município conta com 3.105 prestadoras de serviços em diversas áreas.