Hortolândia conquista medalha de prata nos Jogos Regionais do Idoso e garante vaga para Jogos Abertos

Modalidade Dama masculino classifica competidor do município para disputa que acontece em junho

Hortolândia está classificada para disputar os JAI (Jogos Abertos do Idoso) na modalidade Dama masculino. A conquista da medalha de prata e da vaga para a nova competição aconteceu nos 18º JORI (Jogos Regionais do Idoso), em Mogi Guaçu. Realizado entre os dias dois e seis deste mês, o campeonato contou com a participação de 60 municípios.

Hortolândia competiu, em diversas modalidades, com cerca de 40 atletas maiores de 60 anos. O próximo encontro de idosos acontece de quatro a oito de junho, em Presidente Prudente. A tabela completa dos resultados será divulgada em breve pela equipe organizadora do evento.

A equipe do CCIM (Centro de Convivência da Melhor Idade) também atingiu boa classificação na modalidade de Natação masculino, categoria D, com idade de 70 a 79 anos, ficando em 4ª posição. Já no Atletismo, obteve a 8ª posição. As modalidades disputadas foram:  Atletismo, Dama, Natação, Truco, Coreografia, Dança de Salão, Buraco, Dominó, Bocha e Malha. Os atletas do CCIM Hortolândia contaram com o apoio das secretarias de Inclusão e Desenvolvimento Social, responsável pelo órgão, e Esporte e Recreação, que disponibilizou servidores para acompanhar o deslocamento dos competidores.

De acordo com a secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Rosana Nascimento da Silva, o resultado superou as expectativas. “Os nossos atletas tiveram pouco tempo de preparo físico e treinamento necessário, pois o ciclo de atividades rotineiro do Centro de Convivência da Melhor Idade é grande. Com isso, o tempo disponível para eles acaba ficando curto. Conquistar a segunda colocação numa modalidade que exige muita concentração nos motiva a investir em mais modalidades e participar de outras competições. A nossa meta de governo é incluir os idosos em 100% das nossas atividades, pois precisamos de pessoas ativas, que tenham qualidade de vida, e possam sempre nos ensinar e encher os nossos dias de sabedoria e alegria”, avaliou Rosana.

Rosana, que esteve presente na cerimônia de abertura e acompanhou algumas provas, admirou a força de vontade dos idosos. ''A energia que eles têm é inacreditável. A participação, sem dúvida, contribui para que eles façam integração entre as demais unidades do Centro da Melhor Idade de outros municípios, troquem experiência e saiam da rotina”, destacou.

Para a coordenadora da Melhor Idade, Fernanda Conceição Fadiga, a experiência enriquece os participantes, incentivando-os a  participar de atividades físicas e mentais com mais frequência. “É realmente emocionante participar das competições e ver o brilho no olhar e  a vontade de vencer. Na realidade, os integrantes sentem-se valorizados. O nosso objetivo é sempre estimular  a participação de cada um na sua modalidade de destaque. A nossa equipe é muito unida. Com isso, torna-se mais fácil participar de diversas atividades, pois uns ajudam os outros. Agora, os treinamentos serão frequentes e com mais incentivos,” afirmou Fernanda.

Centro da Melhor Idade

Em Hortolândia, estão instaladas duas unidades da Melhor Idade, que promovem ações e atividades destinadas à Terceira Idade, com desenvolvimento de palestras, cursos de artesanato, atividades esportivas e de lazer. A unidade I fica localizada na Rua Euclides Pires de Assis, 200, no Remanso Campineiro. Inaugurada em março deste ano, mais de 200 idosos podem participar das atividades da nova unidade da Melhor Idade, instalada na rua Anita Garibaldi, 770, no Jardim Amanda II. Vagas para participar das atividades no Centro da Melhor Idade estão disponíveis. Os interessados podem comparecer a unidade de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.