Resíduos da construção civil têm destino correto nos PEVs de Hortolândia

Cada morador pode descartar gratuitamente até 1m³ de entulho por mês, o equivalente ao conteúdo de uma caixa d’água de 1.000 litros ou 44 carrinhos de mão

O descarte de resíduos da construção civil ficará mais fácil para os moradores de Hortolândia ainda neste ano. Previstos para operar a partir do 2º semestre, os PEVs (Pontos de Entrega Voluntária), além de recolherem materiais recicláveis e objetos volumosos (móveis e eletrônicos), terão espaço apropriado para receber até 1m³ de entulho por mês, por pessoa.

Após a entrega do material no PEV, o zelador do local fará o controle da quantidade descartada, sendo limitada, no caso de resíduos da construção civil, a até 1m³ por pessoa mensalmente (1.300kg), ou seja, cerca de 26 sacos de ráfia de 50kg ou o volume de uma caixa d’água de 1.000 litros. A medida também é equivalente ao conteúdo de 44 carrinhos de mão.

De acordo com Eliane Nascimento, diretora de Meio Ambiente, se encaixam na categoria “Resíduos da Construção Civil”, os itens descritos nas Classes A e B da Resolução CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) nº 307: tijolos, concreto, pisos, blocos, telhas de cerâmica, ferro de construção; plástico, alumínio, tubos de ferro e PVC, azulejos, madeira de construção, entre outros. Os resíduos entregues nos PEVs serão encaminhados para reciclagem na URE-Hortolândia (Usina de Reciclagem de Entulho).

Usina de Reciclagem de Entulho

A URE-Hortolândia, recebe, por mês, 4.000m³ de entulho, metade do que é gerado na cidade. Destes, 2.400m³ são reciclados. O que não é reaproveitado, devido à mistura com lixo orgânico (como resíduos domésticos e terra, por exemplo), é encaminhado ao aterro sanitário.

De acordo com o gerente administrativo da URE-Hortolândia, Carlos Leal, com a construção dos PEVs, a tendência é que a quantidade de resíduos reciclada na usina aumente: “O PEV é mais próximo do cidadão. Assim, ele pode colocar o material no próprio carro, levar até o PEV, e após a separação que é feita lá, esses resíduos da construção civil vêm para URE, para serem reciclados. A tendência é reduzir a quantidade descartada incorretamente nas praças e ruas, por exemplo. Além de deixar a cidade mais bonita, dessa forma diminuímos o número de vetores que causam doenças, como o mosquito da dengue, ratos e escorpiões, que ficam nos locais onde o entulho é descartado de forma errada”, afirma.

Metade do que é reciclado na usina é reutilizada, posteriormente, como matéria-prima na manutenção de obras da Prefeitura de Hortolândia.

Desde a implantação da URE-Hortolândia, em maio de 2012, mais de 16 mil toneladas de entulho foram recicladas no município. Para tal atividade, além dos funcionários da própria usina, 12 pessoas da cooperativa de reciclagem Águia de Ouro trabalham no local, fazendo a triagem dos materiais.

Confira o endereço dos PEVs e da URE:

PEVs:

• Jd N. Senhora Auxiliadora: Rua Antonio João de Amorim, esquina com a Rua Sebastiana Oliveira da Silva.
  • Jd. Adelaide: Rua Paulo Roberto Soares (Antiga 9), esquina com a Rua Benedito Macedo.
  • Parque Gabriel: Avenida Joaquim Martarolli.
  • Jd. Interlagos: Rua Rio Tapajós (Antiga Rua 5).
  • Jd. Amanda II: Rua Augusto dos Anjos.

URE-Hortolândia:

Estrada Municipal Sabina Baptista de Camargo, nº 4.183, Parque Perón.