Abraço na lagoa comemora o Dia Mundial da Água

Até sábado (22/03) a Prefeitura realizará várias atividades em comemoração à data

Sorridentes, mais de 100 crianças deram, na manhã desta quarta-feira (19/03), um abraço simbólico na lagoa do Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jardim Nossa Senhora de Fátima. O evento, que abre a programação alusiva ao Dia Mundial da Água, foi organizado pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente. A programação segue até sábado (22/03).

Um dos locais mais procurados pela população atualmente para lazer, práticas de exercícios e educação ambiental, o Parque Irmã Dorothy era, nos ano 90 e 2000, um local degradado, utilizado para descarte indevido de lixo. A Prefeitura recuperou as nascentes lá existentes e, em 2010, o espaço foi revitalizado e entregue à população.

A vice-prefeita e secretária de Governo, Renata Belufe, representou o prefeito Antonio Meira e alertou as crianças quanto ao uso racional da água. “Água é vida. Precisamos preservar este bem tão precioso. Na hora de tomar banho, escovar os dentes e lavar louças, precisamos economizar. Por isso, crianças, vocês devem orientar seus amiguinhos e até os pais para o uso consciente”, afirmou Renata.

“Estamos passando por um momento muito difícil em relação ao uso da água. A Administração está construindo duas represas, o JAC I e JAC II, para combater as enchentes e a água será utilizada pela população”, explicou a vice-prefeita.

A diretora de Meio Ambiente, Eliane Nascimento, lembrou da importância de preservar as nascentes, córregos e rios. “Precisamos despertar as consciências para não faltar água. Com pequenas atitudes podemos contribuir com o nosso planeta”, disse Eliane.

Já o representante da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Adriano Barbosa, afirmou que a região está passando pelo pior período de escassez. “Muitas cidades estão passando por racionamento. Em Hortolândia, ainda não é preciso, mas é importante continuarmos a conscientização”, explica Adriano.

Além da cerimônia de abertura da Semana da Água e o abraço simbólico, as crianças do Núcleo Vinde a Mim e do projeto de música do CCE (Centro de Convivência Educacional) Carlos Vilela, unidade de ensino da rede municipal, fizeram apresentações musicais que falam sobre a água.

A garota Larissa Cristina, de 14 anos, do Núcleo Vinde a Mim, aprendeu muito sobre a importância da água. “Foi um dia muito proveitoso. Agora, irei conscientizar meus amiguinhos e minha família o quanto é importante economizar água. Outra atitude que precisamos tomar é jogar lixo no lixo, para evitar sujeiras no meio ambiente”, conta Larissa.

Programação

Para comemorar o Dia Mundial da Água, a Prefeitura promove a Semana da Água, com programação especial, que vai até sábado (22/03).

Nesta quinta-feira (20/03), haverá palestra “Água e Vida”, às 9h30 e às 14h, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro.

Na sexta-feira (21/03), quem recebe a palestra “Água”, é a EE (Escola Estadual) Jardim Amanda, no Jd. Amanda, às 10h. No sábado (22/03), último dia da programação, a palestra sobre “Uso Racional da Água” acontece às 9h, na Comunidade Católica Santos Apóstolos, localizada na antiga estrada Campinas – Monte Mor.