Prefeitura promove Semana com programação especial, em comemoração ao Dia Mundial da Água

Objetivo é conscientizar população quanto ao uso racional da água

O Dia Mundial da Água é celebrado no dia 22 de março. Para comemorar a data, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promove a Semana da Água, com programação especial, que vai de quarta-feira a sábado (19 a 22/03). Este ano o tema é “Água, despertar para não faltar” e toda a população pode participar das atividades.

A abertura do evento será nesta quarta-feira (19/03), às 9h, no Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jd. Nossa Senhora de Fátima, com apresentação do coral do Núcleo de Crianças Vinde a Mim, entidade social do Jd. Boa Esperança. Além da apresentação, haverá um momento de reflexão sobre a importância da água para a saúde e um abraço na lagoa, ato simbólico que encerra as atividades previstas para o primeiro dia. O parque Dorothy está localizado na Rua Manoel Antônio da Silva, 415.

Na quinta-feira (20/03), haverá palestra “Água e Vida”, às 9h30 e às 14h, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro. Já na sexta-feira (21/03), terceiro dia do evento, quem recebe a palestra “Água”, é a EE (Escola Estadual) Jardim Amanda, no Jd. Amanda, às 10h. No sábado  (22/03), último dia da programação para a Semana da Água, a palestra sobre “Uso Racional da Água” acontece às 9h, na Comunidade Católica Santos Apóstolos, localizada na antiga estrada Campinas – Monte Mor.

Segundo a diretora de Meio Ambiente, Eliane Nascimento, o objetivo das palestras é levar informação ao maior número possível de pessoas sobre a atual situação da água no planeta e na região, visando formar multiplicadores, junto a amigos e familiares, do uso consciente e racional deste recurso. “Queremos despertar na comunidade o sentimento de comprometimento e responsabilidade para o uso racional da água”, salienta a diretora.

“A água é um patrimônio mundial e todos nós somos responsáveis pela sua conservação. A preocupação surge por causa dos grandes índices de poluição ambiental do planeta, envolvendo a qualidade da água que consumimos. Atualmente, com a estiagem atípica de 2014 em nossa região, em pleno verão, é de extrema importância sensibilizar a população quanto ao real impacto disso no meio ambiente. Podemos minimizar esta situação em nossas atividades do dia a dia, garantindo ações de sustentabilidade, nos tornando responsáveis com a economia e preservação, sendo condição essencial para garantir a água em nossas vidas e das gerações futuras”, ressalta Eliane.