Conselho Municipal de Política Cultural tem nova formação

Principal meta da nova diretoria é fiscalizar e avaliar as políticas públicas de cultura na cidade

A nova diretoria do Conselho Municipal de Cultura tomou posse na última segunda-feira (10/03). A eleição, que aconteceu na Casa dos Conselhos, no Remanso Campineiro, estabeleceu a composição para a gestão no período 2014/2015. O Conselho é um componente do Sistema Municipal de Cultura.

O produtor cultural Juraci Moreira foi reeleito para o cargo de presidente do Conselho. O secretário de Cultura, José Geraldo da Silva, assumiu como vice-presidente. A primeira secretária, que também foi reeleita, é a diretora de Cultura, Patrícia Banhara. Leonardo Lopes Ferreira tomou posse como segundo secretário.

O Conselho é paritário, ou seja, composto por membros da sociedade civil e do poder público. Com o objetivo de atuar, com base nas diretrizes propostas pela CMC (Conferência Municipal de Cultura), o Conselho elabora, acompanha, fiscaliza e avalia as políticas públicas da cultura, de forma consultiva e deliberativa.

De acordo com o presidente do Conselho, Juraci dos Santos Moreira, a meta, para este ano, é continuar o processo de construção do Plano Municipal de Cultura. “Estamos na fase de alteração da Lei de Incentivo Fiscal e regulamentação. A partir daí, teremos um Plano para dez anos, que buscará promover editais para fomentar a arte no município”, explica Juraci.

Segundo o Secretário de Cultura e vice presidente do Conselho, José Geraldo da Silva, quem faz parte do órgão estuda a cultura para sugerir novas medidas, e a existência do Conselho tem colaborado com a política cultural do município. “O Conselho de Política Cultural tem caráter consultivo e deliberativo e participa tanto na elaboração quanto na fiscalização das ações culturais da cidade”, completa.