Cursos e workshops estão com inscrições abertas

Formações na área da cultura são gratuitas; interessados podem se inscrever nos espaços culturais
Interessados em fazer cursos e workshops gratuitos na área da cultura tem até o dia cinco de abril para fazer inscrições nos espaços culturais. A oportunidade é oferecida pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Cultura. Os horários para realização das inscrições são das 8h às 12h e das 13h às 17h (veja os locais para inscrição abaixo).

Basta levar cópia do RG (se menor de idade, adicionar cópia do documento da mãe), cópia do comprovante de residência, 1 foto 3x4 e atestado médico (no caso de atividades físicas ou esportivas). Os cursos e workshops serão realizados por arte-educadores credenciados via processo seletivo.

O objetivo das formações culturais é proporcionar a iniciação artística ao munícipe hortolandense desde a infância até a Melhor Idade. Os espaços culturais promovem a melhoraria da qualidade de vida por meio da convivência e do contato com as artes.

Confira as vagas e locais para inscrição:

1.Biblioteca Luz do Saber (CAIC)
Rua Graciliano Ramos, 698, no Jardim Amanda

Cursos livres

Viola caipira e Catira
Duração: até 16 encontros (ministrado por Mestre Chiquinho)
Conteúdo do curso: viola caipira: história da música; origem da viola; conhecendo a viola caipira; instrumentos de cordas; apreciação; som; timbre; musicalização; melodia; harmonia; ritmo; dinâmica; interpretação; técnicas; notas musicais; afinação; exercícios; digitação; escala natural e cromática; formação de acordes; percepção; impostação de voz; modulação de acordes; campo harmônico; acordes maiores, menores e diminuto; modulação de acordes; compassos; saberes e fazeres da cultura caipira; avanços e recursos tecnológicos; repertório e técnicas para aplicação de cifras.

Teatro (iniciação)
Duração: até 16 encontros
Conteúdo do curso: princípios da preparação corporal; princípios da preparação vocal; exercícios básicos; posicionamento cênico, presença cênica, tônus muscular, jogos lúdicos, montagem de espetáculo ou esquete teatral; participação em mostra cultural com os resultados obtidos.

Capoeira
Duração: até 16 encontros
Conteúdo do curso: história da capoeira; música; dança e esporte; caracterização das principais vertentes; movimentos básicos; disciplina; o jogo; defesa; ginga e contragolpes; participação em Mostra Cultural com os resultados obtidos.

Workshop com vagas

Desenho artístico
Duração: até 12 encontros
Conteúdo do workshop: noções de cor, forma, espaço e composição artística; domínio de técnicas e instrumentos; percepção visual por meio de prática de observação, história da arte. Técnicas: carvão, grafite, aquarelável, pintura em tela e desenho geométrico; participação em mostra cultural com os resultados obtidos.

2.CAC (Centro de Arte e Cultura)
Avenida Armelinda Espúrio da Silva, 785, Jardim Nossa Senhora de Fátima

Cursos livres

Rádio na internet
Duração: até 16 encontros
Conteúdo do curso: Texto radiofônico, captação, produção, edição e automação de webrádios; participação em mostra cultural com os resultados obtidos.

Produção Audiovisual
Duração: até 16 encontros
Conteúdo do curso: Roteirização, produção, direção de vídeos, formatos para internet, canais na web.

Capoeira
Duração: até 16 encontros
Conteúdo do curso: História da Capoeira; música; dança e esporte; caracterização das principais vertentes; movimentos básicos; disciplina; o jogo; defesa; ginga e contragolpes; participação em Mostra Cultural com os resultados obtidos.

Teatro (iniciação)

Workshop com vagas

Cultura Digital
Duração: até 12 encontros
Conteúdo: Wix (criação de sites gratuitos); Office-BR (similar ao Office); Gimp (editor de imagens) e Prezi (criação de apresentações animadas na internet).