Prefeitura investe em abrigos para pontos de parada de táxi e ônibus

Até o final desta semana, 16 abrigos para protegção de usuários de transporte serão instalados

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, investe na melhoria de abrigos de pontos de ônibus e táxi. Ao todo, 16 abrigos serão entregues até o final desta semana, em diversos pontos da cidade. A estrutura protege contra o sol e a chuva usuários que aguardam pelo serviço de transporte.

O trabalho de instalação teve início na sexta-feira (07/03), com a colocação do abrigo de táxi em frente ao Shopping Hortolândia e de três abrigos de paradas de ônibus no Jardim Amanda. Os demais locais já receberam a estrutura dos bancos, restando apenas a cobertura. O investimento é de R$ 170.781,48.

A troca dos abrigos antigos e a colocação de novos em locais onde ainda não havia a estrutura é uma das ações da Prefeitura para a melhoria da mobilidade urbana, prioridade do atual governo. Atualmente, 19 linhas urbanas de ônibus circulam diariamente em Hortolândia. Cada veículo possui cerca de 30 locais de paradas, sendo que a estimativa do Departamento de Mobilidade Urbana é que existam aproximadamente 570 pontos de embarque e desembarque no município.

“A troca dos abrigos é uma ação que acontece periodicamente. São estruturas que sofrem desgaste com o tempo. Dezenas de locais já receberam novas estruturas ao longo do último ano. Nesta nova etapa, também incluímos a troca dos abrigos de parada táxi, que agora estão no mesmo padrão dos abrigos de parada de ônibus”, explicou o secretário de Planejamento Urbano, Marcelo Zanibon.

Além do ponto de parada de táxi em frente ao Shopping Hortolândia, outros três pontos terão abrigos instalados ainda nesta semana: o que fica em frente da UPA "José Pereira de Amorim" (Jardim Rosolen); o da avenida Santana, na esquina com a avenida Brasil (Jardim Amanda) e o ponto da rua Caetano Basso (Remanso Campineiro).

Os abrigos de parada de ônibus já concluídos estão todos no Jardim Amanda: na rua José Bonifácio, esquina com a rua Tiradentes; na rua Casemiro de Abreu, entre as ruas Carlos Lacerda e Machado de Assis; e na rua Fernando Sabino, próximo ao Supermercado Good Bom.

Os locais onde os abrigos serão instalados nos próximos dias são: rua Elesina Batista Silva, no Jardim Terras de Santo Antônio; avenida Santana, no Parque Ortolândia; rua Geraldo Denadai, entre as ruas Alberto Gomes e avenida Anhanguera (Supermercado São Vicente), no Remanso Campineiro; rua Firmino Maltarollo, entre a travessa Jacuba e a rua Comendador José F. Fernandes (Câmara Municipal), no Parque Gabriel; rua 17, esquina com a rua Marginal 1 (Cesm – Centro de Especialidades em Saúde da Mulher), no Jardim Green Park; avenida Osvaldo de Souza, entre as rua Giovanni Passarella e rua Antônio da Silva, no Jardim Novo Ângulo; estrada municipal Sabina Baptista de Camargo, em frente ao número 93, no Jardim Novo Ângulo; estrada Teodor Cundiev (IFSP – Instituto Federal São Paulo), na Chácara Recreio Alvorada; e rua Pedro Pereira dos Santos, na esquina com a rua Benedito Cândido dos Reis, no Jardim Campos Verdes.

Plataformas Elevadas

Em 2013, a Prefeitura investiu na implantação de plataformas elevadas nos principais pontos de paradas de ônibus da cidade, além da troca de abrigos em diversos locais. O projeto todo recebeu investimento de R$ 600 mil, envolvendo a instalação de 12 plataformas elevadas, acessíveis a deficientes físicos, e 36 abrigos. Nas plataformas elevadas, a metragem dos abrigos é diferente da cobertura dos pontos de parada comuns, uma vez que nestes locais o fluxo de usuários de ônibus é maior. As estruturas estão instaladas na avenida da Emancipação (região do Jardim Santa Clara), na rua Luiz Camilo de Camargo (Remanso Campineiro), na avenida Antônio Fernandes Leite (Jardim Rosolen) e na avenida Santana (Jardim Amanda). Nestes locais, o abrigo possui rampa nivelada com a calçada e piso podotátil, sinalização em relevo no piso destinado à pessoas com deficiência visual.