Programa Mais Educação retoma atividades, oferecendo escola em tempo integral a quase 3mil alunos

Estudantes da rede municipal aprendem sobre diversos temas, como educação ambiental e cultura digital

O programa Mais Educação, uma parceria entre a Prefeitura de Hortolândia e o Governo Federal, atende, neste ano, cerca de 2.800 alunos do Ensino Fundamental, de 21 escolas da rede municipal. Desde 2011, o projeto complementa o ensino regular com oficinas de atividades extracurriculares para os alunos em áreas como educação ambiental, esporte e lazer, uso de mídias e cultura digital, entre outras.

Pais que desejam inscrever os filhos no programa precisam entrar em contato com a escola e demonstrar interesse por meio do Termo de Adesão, documento oferecido pela unidade escolar participante do Mais Educação. Os custos com o programa são bancados pelo próprio Governo Federal, e, em 2014, para possibilitar a realização do projeto na cidade, foram investidos mais de R$ 750mil.

Cada uma das unidades escolares participantes pode escolher até cinco oficinas semanais, de acordo com seu projeto de ensino, sendo uma oficina por dia. Com o objetivo de integrar as ações político-pedagógicas das escolas, o programa promove a capacitação de gestores locais (vice diretores das escolas) que desenvolvem atividades relacionadas às quatro áreas de conhecimento do currículo da base nacional comum: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Os temas abordados são: Educação Ambiental, Desenvolvimento Sustentável e Economia Criativa, Esporte e Lazer; Cultura, Artes e Educação Patrimonial e Comunicação, Uso de Mídias e Cultura Digital.

De acordo com Carla Magalhães, coordenadora do programa Mais Educação em Hortolândia, e Carla Borrego, professora responsável pelo programa na cidade, as ações do programa visam trabalhar a perspectiva da formação integral dos estudantes, fazendo com que sejam inventivos, autônomos, participativos, cooperativos e preparados para diversificadas inserções sociais, políticas, culturais, laborais e, ao mesmo tempo, capazes de intervir e problematizar as formas de produção a sociedade atual.

“O Programa Mais Educação em Hortolândia propõe uma metodologia participativa, que valorize as experiências do grupo e, ao mesmo tempo, multiplique as possibilidades da contribuição diferenciada de cada um e aguce a capacidade de pensar, criar e desenvolver a assertividade”, completam.

Educadores Sociais

Este ano, 65 educadores sociais desenvolvem as atividades nas escolas. Para que isso fosse possível, em fevereiro, todos passaram pela capacitação inicial oferecida pelo Centro de Formação Paulo Freire, órgão da Secretaria Municipal de Educação, localizado no Remanso Campineiro.

Segundo Carla Magalhães, coordenadora do programa Mais Educação em Hortolândia e Carla Borrego, Professora responsável pelo programa na cidade, o educador é um agente na experiência da comunidade escolar e aprendizagem, sem vínculo com o poder público. Deve ser um estudante universitário de formação específica nas áreas de desenvolvimento das atividades ou alguém da comunidade com habilidades apropriadas: “O Educador deve ser uma pessoa de diálogo, cooperativo, paciente e que veja que o importante é o desenvolvimento integral dos seus alunos. É preciso dar atenção à indissociabilidade do educar/cuidando ou do cuidar/educando, que inclui acolher, garantir segurança e alimentar a curiosidade, a ludicidade e a expressividade das crianças, e dos adolescentes”, afirmam.

Para trabalhar no Mais Educação como educador social, aplicando as oficinas nas escolas, os interessados devem ter 18 anos ou mais, possuir Ensino Médio completo, e ter concluído ou estar cursando o Ensino Superior. Moradores da comunidade também podem se candidatar ao cargo, desde que comprovem habilidade na atividade que pretender exercer. Os currículos podem ser enviados durante o ano todo para o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . A convocação é feita de acordo com a demanda e o perfil do candidato.

“Contamos muito com os educadores sociais. O trabalho realizado com nossos alunos, por meio do Mais Educação, propicia o desenvolvimento integral da criança de forma prazerosa. São diversas oficinas”, esclarece a secretária de Educação, Cleudice Baldo Meira.