Segurança durante Carnaval 2014 recebe elogios

Festa contou com patrulha da GM, Polícia Militar e apoio de brigadistas

Os investimentos da Prefeitura de Hortolândia em infraestrutura e segurança garantiram aos foliões do Carnaval 2014 quatro noites de muita alegria. Sem registros de ocorrências graves, e atendendo a todos os requisitos para a realização da festa, de acordo com as exigências do Corpo de Bombeiros, a festa atraiu centenas de famílias até a avenida Olívio Franceschini, onde foi montado o sambódromo. Pessoas de todas as idades aproveitaram as atrações musicais, desfile de escolas de samba e blocos carnavalescos, além das barracas de alimentação. A Secretaria de Cultura investiu cerca de R$ 580 mil na realização da festividade. De acordo com a Secretaria de Segurança, mais de 20 mil pessoas prestigiaram o  evento.

Além dos itens de segurança avaliados durante a vistoria do Corpo de Bombeiros, como existência de extintores e instalações elétricas adequadas, as equipes de apoio que trabalharam durante o Carnaval receberam formação para brigadistas. Com orientações básicas de combate a incêndios e primeiros socorros, dezenas de auxiliares anônimos também aproveitaram a festa, mas em alerta, caso houvesse a necessidade de entrar em ação.

Um destes brigadistas é o servidor da Secretaria de Cultura, Paulo Germano. Além de atuar na animação do evento, com a locução dos desfiles de blocos e escolas de samba, Germano ostentava no braço a faixa vermelha que indicava quem eram os brigadistas de plantão. “Estamos preparados para ajudar em casos de emergência, com a aplicação de primeiros socorros. Apesar disso, aproveitamos o Carnaval torcendo para que essa emergência não aconteça”, disse o brigadista, na primeira noite de desfiles.

Investimento em segurança

A comandante da Guarda Municipal, Luzanira Joaquim Nascimento, enfatizou o apoio do efetivo da GM para a garantia da segurança dos foliões. “Estamos com um efetivo de 44 homens, em parceria com a Polícia Militar, para garantir a ordem durante as quatro noites de festa. E observamos que tudo ocorre sem problemas. As pessoas estão aproveitando o Carnaval em família, de forma pacífica, com muita animação”, afirmou a comandante.

A dona de casa Pamela Suellen Aparecida Ventura, moradora do Jardim Minda, acompanhou a programação do carnaval 2014, no sábado (1º/03), com o marido e os três filhos pequenos. “Vim ver as atrações com meus filhos pequenos. A gente sempre pensa antes de sair de casa com criança, mas vi que aqui está tudo muito bem organizado”, parabenizou Pamela, aprovando todo o esquema de segurança do sambódromo.

“Valeu muito o nosso investimento. Foi um projeto considerado exemplo para toda a região. Na quinta-feira (27/02), nós já tínhamos o alvará aprovado. Com isso, conquistamos elogios da Companhia de Bombeiros sobre o nosso projeto bem estruturado, que oferece segurança para a população, e ficamos livres dos estresses de última hora”, destacou o prefeito Antonio Meira.

Festa familiar

“É muito bom ver que as famílias participaram do evento. Dava para ver o sorriso no rosto das pessoas, que se sentiram muito seguras, com a presença dos Guardas Municipais, Policiais Militares e da equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)”, afirmou o secretário de Cultura, José Geraldo da Silva. “O objetivo é fazer com que a população se integre a esta festa cultural, sinta orgulho de morar em uma cidade que cresce a cada dia e tenha o prazer de se divertir na própria cidade”, disse José Geraldo.

Para o presidente da Liga Hortolandense das Escolas de Samba, e da Escola de Samba Galo de Ouro, Valdir Galo, o Carnaval deste ano entrou para a história da cidade. “Este ano a organização se superou mais ainda. Foi um evento muito bem organizado. Percebi que toda população gostou muito dos desfiles e dos shows”, avalia Galo.

O show da sambista Eliana de Lima, no último dia, contagiou os foliões. Cantando sucessos como Badabauê, Volta Pra Ela, Volte Amanhã e Udererê, a cantora levantou o público. “Eliana fez um show legítimo de Carnaval, cantando samba de raiz, e fez os foliões entrarem no ritmo, com várias marchinhas”, disse o secretário.

De acordo com o secretário de Segurança, Marcelo Borges, nenhuma ocorrência policial foi registrada nos quatro dias de folia. “Tivemos um efetivo com 44 guardas, com a parceria da Polícia Militar, para manter a ordem durante todo o Carnaval”, afirma Borges. Também para as equipes do SAMU, o Carnaval transcorreu sem eventos graves.

Homenagem

No último de festejos (04/03), o prefeito Antonio Meira entregou troféus de participação às escolas de samba e aos blocos carnavalescos. Meira recebeu, das mãos do presidente da Liga Hortolandense das Escolas de Samba, Valdir Galo, um troféu de homenagem. “Esta homenagem é de reconhecimento por realizar uma festa tão organizada. Parabéns, prefeito”, disse Galo.

“Hortolândia mantém a tradição de realizar um Carnaval de qualidade. Nosso objetivo é proporcionar momentos de lazer para todas as idades, com muita segurança. Tivemos também várias opções de comidas típicas, nas barracas da Economia Solidária”, afirma o prefeito.