Com show de “Os Travessos”, Carnaval de Hortolândia começa neste sábado (01/03)

No primeiro dia de folia, haverá também festa de rua e apresentação dos blocos Afoxé Oya Obirin Ode e Torcida Canário Louco

Com 17 anos de estrada e mais de 10 álbuns lançados no período, os pagodeiros do grupo “Os Travessos” são as estrelas a animar a primeira noite de shows do Carnaval de Hortolândia. Os músicos sobem ao palco por volta das 23h. Antes disso, a alegria, no recinto especialmente preparado para a festa pela Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de  Cultura, fica por conta da festa de rua e do desfile de blocos.

A cada noite, os festejos começam às 20h e  terminam às 2h. O Sambódromo fica na Avenida Olívio Franceschini, no Remanso Campineiro, próximo à ETEC (Escola Técnica Estadual) Centro Paula Souza.

“Os Travessos” já faziam música desde crianças, na Zona Leste de São Paulo. Na formação atual do grupo estão Edi, baixista; Rodrigão e Chorão, percussionistas; e Filipe Duarte, vocalista e guitarrista. Seu álbum mais recente, chamado de “Até ver você”, foi lançado em 2011 e tem 14 faixas, seis delas inéditas e oito hits com novos arranjos.

Não é a primeira vez que os pagodeiros se apresentam em Hortolândia, o grupo também fez um show no Carnaval de 2013. Entre seus principais sucessos estão músicas como “Dividido”, “Tô te filmando”, “Distância” e “Quando a gente ama”. Essas canções estarão no repertório de 60 minutos que eles apresentarão no palco da Avenida Olívio Franceschini.

Blocos de rua

O bloco de rua Afoxé Oya Obirin Ode traz para a avenida uma homenagem à Oya, a mulher caçadora do povo Yorubá, grupo étnico originário da Nigéria. Oya, também chamada de Iansã, é o orixá feminino dos ventos, relâmpagos, tempestades, trovões e do Rio Níger, que atravessa cinco países da África.

Também desfila no primeiro dia da festa o bloco Torcida Canário Louco, composto por torcedores do Canarinho F.C., time que faz parte do Campeonato Amador de Hortolândia. A torcida organizada criada em setembro de 2009 implantou seu próprio bloco carnavalesco um ano depois.

Quatro dias de folia

O Carnaval 2014 vai do sábado (01/03) até terça-feira (04/03), e Administração já está montando a estrutura para o evento. Serão construídas arquibancadas, banheiros químicos, aparato de sonorização e uma praça de alimentação, com 30 barracas da Feira da Economia Solidária, programa da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social para pequenos e microempreendedores.

A segurança ficará por conta da Polícia Militar do Estado de São Paulo com o apoio da Guarda Municipal, com a Força Tática e a ROCAM (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas). A iluminação também será reforçada, usando o dobro de refletores em relação ao ano passado. A Secretaria de Planejamento Urbano já demarcou os desvios a serem feitos por meio de cavaletes, e designou seis linhas de ônibus que terão uma linha extra para transportar os foliões.