Com plantio de mudas e palestra, Prefeitura promove educação ambiental entre crianças do Jd. Primavera

Realizado nesta quinta-feira (27/02), evento teve participação de 60 meninos e meninas, atendidos pela Casa da Criança Feliz

A manhã desta quinta-feira (27/02) foi dedicada à conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente no Jd. Primavera. A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promoveu um evento educativo, com palestra e plantio de mudas, que contou com a participação de cerca de 60 crianças atendidas pela ONG (Organização Não Governamental) Casa da Criança Feliz.

Preservar as árvores cultivadas no município, contribuindo para o embelezamento dos bairros e a existência de áreas de lazer com sombra, clima ameno e ar mais puro é uma das metas do governo Meira. Durante o mês de março, técnicos ambientais voltam ao bairro para realizar outro trabalho de educação ambiental, desta vez junto aos moradores. Em visita ao Jd. Primavera, no último dia 18 deste mês, para fazer a manutenção de um plantio em área pública, verificaram que a maior parte das 989 espécies plantadas estão danificadas devido a queimadas e descarte incorreto de resíduos.

Sensibilização

A fim de sensibilizar as crianças sobre o assunto, durante a palestra, o educador ambiental da Secretaria, Ricardo Zanoni, falou sobre a importância da água e das árvores para a vida na cidade e também no planeta. “A participação delas foi muito boa, foram receptivas. Falamos sobre o tema de forma lúdica para que todos entendessem. Dissemos também para que compartilhem o que aprenderam, pois nem todos têm essa oportunidade. Nosso objetivo com isso é despertar nas pessoas um sentimento de amor pelo meio ambiente”, comenta.

Após o diálogo com as crianças, foi feito o plantio, em uma APP (Área de Preservação Permanente) do bairro, de 200 mudas de diversas árvores nativas, fornecidas pelo Viveiro Municipal Antônio da Costa Santos. Entre as espécies estão Tamboril, Paineira, Angico, Urucum, Ipê Branco, Ipê Roxo, Sibipiruna, Jatobá, Aroeira Pimenteira, entre outras.

Segundo a presidente da ONG Casa da Criança Feliz, Abdel da Silva Neves, o evento reforçou a necessidade da preservação do meio ambiente: “As crianças viram como é importante o cuidado com as mudas, que depois viram árvores e nos dão sombra, atraem os pássaros, melhoram o clima, entre outros benefícios”, afirma.

Para a diretora de Meio Ambiente, Eliane Nascimento, neste trabalho de conscientização  e orientação sobre a importância da preservação das áreas verdes de Hortolândia, é fundamental contar com a parceria da comunidade, sobretudo a do entorno.