Prefeitura conscientiza moradores do Jd. Primavera sobre preservação de árvores

Trabalho acontecerá até o mês de março

Técnicos ambientais da Prefeitura de Hortolândia, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, iniciaram, nesta terça-feira (18/02), a manutenção das cerca de mil mudas de espécies nativas, plantadas em área pública no Jd. Primavera. O plantio é referente ao Termo de Compromisso firmado com a CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) para a aprovação do Projeto Habitacional da Administração para o bairro, que abrigou as famílias retiradas de área de risco na região do Jd. Novo Estrela.

O objetivo da ação é preservar as árvores cultivadas no município, contribuindo para o embelezamento dos bairros e a existência de áreas de lazer com sombra, clima ameno e ar mais puro. Visando conscientizar e orientar a população sobre a importância da preservação das áreas verdes de Hortolândia, equipes da Secretaria realizam, durante o mês de março, trabalho de educação ambiental junto aos moradores do Jd. Primavera. A medida é necessária, uma vez que, ao chegarem ao local do plantio, os funcionários do Viveiro Municipal verificaram que a maior parte das 989 espécies plantadas estão danificadas devido a queimadas e descarte incorreto de resíduos.

Segundo a diretora de Meio Ambiente, Eliane Nascimento, para evitar que este tipo de situação se repita, é fundamental contar com a parceria da comunidade, sobretudo a do entorno. “Solicitamos apoio da população no sentido de manter e preservar este plantio, pois, além do embelezamento e sombra, reflete na qualidade do ar e, consequentemente, na saúde pública dos moradores”, ressalta a ambientalista.