Hortolândia lança programa “Transporte Social”

Usuários de ônibus contarão com série de benefícios, que garantirão mais qualidade no transporte urbano

Criação de novas linhas, desconto no valor da passagem, itinerários mais rápidos e segurança no trajeto estão entre as ações do Programa Transporte Social. Lançado pelo prefeito Antonio Meira, nesta sexta-feira (14/02), o pacote de medidas garantirá a reformulação do sistema de transporte público em Hortolândia, sob concessão da Viação Lira. Cerca de 10 mil pessoas utilizam ônibus urbanos diariamente.

“Oferecer transporte público de qualidade, com tarifa mais barata à população é uma das prioridades do nosso governo. A implantação do programa Transporte Social significa um avanço neste sentido. Por meio dele, a Prefeitura contará com ferramentas tecnológicas para fiscalizar o cumprimento de trajetos e horários dos ônibus, ampliará o número de linhas, com o objetivo de reduzir trajetos e o intervalo entre um ônibus e outro. Queremos melhorar a vida das pessoas que andam de ônibus”, afirma o prefeito Antonio Meira.

Durante o lançamento do programa, Meira anunciou a oferta do subsídio parcial da passagem, um dos principais compromissos do Transporte Social. A partir do sábado (15), quem tiver o cartão Transporte Social pagará R$ 2 para utilizar transporte público urbano, sendo que o restante da tarifa será custeado pela Prefeitura. Estudantes passam a pagar R$ 1,00 por viagem. Sem o subsídio da Administração, o valor da passagem é de R$ 3,00.

Somente quem adquirir o cartão do Transporte Social terá parte da passagem paga pela Prefeitura. A população pode solicitar o cartão em pontos de cadastramento implantados pela Viação Lira. Pelo menos R$ 4 milhões/ano serão destinados ao custeio de parte do valor da passagem de transporte coletivo municipal.

Durante o evento, a cidade também recebeu seis novos ônibus, entregues pela concessionária. Agora, a frota é de 39 veículos. O aumento no número de ônibus possibilitará a ampliação das linhas urbanas, de 16 para 20 itinerários, e trará mais rapidez nos trajetos antigos, que serão reduzidos.

Com a implantação do Programa Transporte Social, os ônibus passam a contar com equipamentos de GPS, uma exigência da Prefeitura à concessionária para ampliar a capacidade da Administração em fiscalizar o cumprimento de horários e itinerários. Os veículos também já operam com câmeras de monitoramento em vídeo para ampliar a segurança dos passageiros. “O pacote de ações também inclui a instalação de abrigos de ônibus com cobertura e rampa, implantação de novas estações de embarque e desembarque de passageiros, além de mais acesso a informações sobre horários e trajetos dos ônibus”, completa do secretário de Planejamento Urbano, Marcelo Zanibon.

O secretário afirma que a Prefeitura trabalha com planejamento para garantir eficiência nos sistemas de trânsito e transporte pelos próximos 20 anos. “Além de investir no sistema de transporte, estamos reestruturando o sistema de trânsito com a construção de pontes, viadutos, abertura de novas ruas, ações que ajudarão a criar itinerários de ônibus que atendam toda a cidade, de modo ágil e eficiente. Só assim, conseguiremos acompanhar o crescimento populacional previsto para as próximas décadas”, observou Zanibon.