Medicamento em Casa chega à região do Jardim Nova Hortolândia nesta sexta-feira (29/11)

Com a inclusão da quinta região, programa passa a atender todo o município, proporcionando a quase 2,5 mil pessoas o conforto de receber em casa remédios e orientação farmacêutica

O prefeito de Hortolândia, Antonio Meira, apresenta, nesta sexta-feira (29/11), o programa “Medicamento em Casa” aos moradores da região do Jardim Nova Hortolândia, que engloba 39 bairros da cidade. O evento acontece às 14h30, no plenário da Câmara Municipal, localizada na Rua Joseph Paul Julien Burlandy, 250, no Parque Gabriel.

Com o lançamento em mais esta etapa, o programa, que proporciona ao munícipe cadastrado o conforto de receber em casa remédios e orientação farmacêutica, passa a atender toda a cidade. Atualmente, são beneficiados 2.480 pacientes crônicos, hipertensos e diabéticos, no Novo Ângulo e nos jardins Santa Clara, Rosolen e Amanda.

No Santa Clara e Rosolen, os atendidos têm acesso a outros benefícios, como o retorno agendado com clínico geral na rede básica de saúde, feito pela própria equipe do programa. Em breve, a medida será estendida aos das demais regiões.

Implantado em março deste ano pela Secretaria de Saúde – Atenção à Urgência e Emergência, o programa já conseguiu a adesão, no Novo Ângulo, de 273 pacientes. Mas, de acordo com a coordenadora do “Medicamento em Casa”, a previsão é atender, apenas nesta região, cerca de mil pessoas.

O objetivo da ação é facilitar o acesso do munícipe ao medicamento, assim como aumentar a adesão ao tratamento e reduzir o risco de complicações, internações e mortalidade gerados por auto-medicação e/ou falta de acompanhamento, de acordo com a secretária de Saúde – Atenção à Urgência e Emergência, Paula Nista.

O público-alvo do Medicamento em Casa são pacientes crônicos, diabéticos e hipertensos, atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde) que, após cadastramento, passam a receber medicamento gratuito em casa, mensalmente.

Os inscritos recebem kit personalizado, com medicamentos de uso pessoal, caixinha para guardá-los, panfleto explicando como funciona o programa e quadro de horários para ingestão de remédios. Mais de 20 medicamentos de uso contínuo são distribuídos gratuitamente, com regularidade, na residência dos que aderem ao “Medicamento em Casa”.

Compostas por farmacêuticos e auxiliares de farmácia, as equipes trabalham uniformizadas com camisetas, crachás e bonés e, além da entrega, fazem o trabalho de “farmácia clínica”, que consiste na orientação dada ao paciente durante a primeira visita sobre aspectos como cuidados no armazenamento e o trabalho de acompanhamento, com avaliações mensais sobre a adesão ao tratamento.

Contato com o programa

O programa conta com canais próprios de comunicação: o telefone 3887-2395 e o email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Em caso de dúvida, é só entrar em contato. Caso sejam verificados erros e dúvidas, é solicitada nova visita e orientação farmacêutica.