Prefeitura economizará R$ 1 milhão por ano com criação de software para gestão da saúde

Departamento de TI assumiu sistema informatizado das unidades de saúde no início deste semestre

Desde o início deste semestre, a Prefeitura de Hortolândia assumiu a gestão do sistema de informática das unidades de saúde do município. O trabalho de agendamento e encaminhamento para consultas entre as unidades de saúde básica, que antes era realizado por uma empresa terceirizada, passou a ser executado pela equipe do departamento de TI (Tecnologia da Informação), órgão da Secretaria de Governo. Com isso, a Prefeitura oferece um trabalho mais eficiente ao cidadão e traz economia aos cofres públicos.

De acordo com a secretária de Governo e vice-prefeita, Renata Belufe, com a atuação do pessoal de TI será possível economizar R$ 1 milhão ao ano. “Este era o valor pago à empresa que gerenciava o sistema de informática nas unidades de saúde. Nosso pessoal desenvolveu o software para substituir o usado anteriormente e tudo já está funcionando”, explicou Renata.

A diretora do Departamento de TI, Rúbia Mara Rossi Ferreira, cita que a preparação para que o departamento assumisse o trabalho incluiu treinamento em Brasília. “Usamos um sistema que também existe em outras cidades, por isso foi importante este momento de conhecer o funcionamento do programa. Desenvolvemos um sistema específico para Hortolândia, o H-SUS, que permite a marcação de consultas online, a anotação dos atendimentos e o faturamento das unidades de saúde”, descreve Rúbia.

O Departamento de TI também já se prepara para que, até o final do ano, entre em operação o E-SUS, software do Ministério da Saúde que vincula os dados do município ao banco de dados nacional. A medida garantirá mais agilidade na liberação de vagas de regulação. “O software antigo não fazia a regulação, ele só mantinha um histórico das vagas, onde elas estavam disponíveis. Com o uso deste sistema, será possível fazer a regulagem e oferecer um serviço mais ágil, tanto para os usuários da saúde básica quanto das unidades de urgência e emergência”, ressaltou a diretora de TI.