Pesquisa online ajudará na criação de políticas públicas em Hortolândia

Questionário de qualidade de vida trará levantamento sobre hábitos da população, com mapeamento de resultados por região

As ações do programa de governo Viva Mais e Melhor ganharão um reforço neste semestre com a aplicação de um questionário online sobre qualidade de vida da população. Para isso, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Governo, com apoio da equipe de TI (Tecnologia da Informação) desenvolveu um software que auxiliará a entender os resultados da pesquisa. Com isso, será possível identificar os hábitos dos moradores de cada região e desenvolver políticas públicas em diversas áreas, como saúde, educação e segurança.

De acordo com o coordenador da equipe que aplicará o questionário, Alfredo Wagner da Conceição, a meta é que o sistema online chegue a, pelo menos, 5% da população de cada região. Para isso, agentes terão pontos estratégicos para aplicação do questionário, além de uma equipe fixa, que atenderá os interessados na UBS do Jardim Santa Clara. “Hoje, este questionário já é aplicado da maneira convencional, com perguntas impressas. A dificuldade é selecionar as respostas e identificar os resultados que precisam de intervenção. Com auxílio deste software, o questionário online já apresentará os primeiros resultados neste ano”, afirma Conceição.

A gestora do Programa Viva Mais e Melhor na Secretaria de Governo, Tathyana Preyer, confirma que a primeira etapa da pesquisa online terá seus pontos mapeados até o mês de dezembro. “Vamos levantar indicadores de qualidade de vida por região. Por exemplo, a quantidade de fumante de uma determinada área. Com este resultado, saberemos quais os bairros merecem atenção especial em determinado aspecto”, exemplificou.

Além da população que será entrevistada até o final do ano, cerca de oito mil questionários já preenchidos na forma convencional terão seus resultados lançados no sistema informatizado. “Já entrevistamos diversos grupos, como os pacientes atendidos pelo programa Medicamento em Casa. Todos estes dados farão parte do primeiro levantamento”, disse o coordenador. Já entre os grupos à serem entrevistados, está o de servidores municipais. “Para que a Prefeitura possa oferecer mais qualidade de vida à população, seus servidores precisam ter hábitos saudáveis também. Os servidores são os agentes, que levam as informações à comunidade, por isso, precisam viver essa condição”, destacou o coordenador dos entrevistadores.

Com base nos apontamentos dos primeiros resultados, todas as secretarias municipais estarão envolvidas no desenvolvimento de ações que apresentem soluções práticas, como criação de grupos de tabagismo, implantação de academias ao ar livre, realização de oficinas culturais, ou mesmo desenvolvimento de ações em segurança pública nas áreas de maior incidência de criminalidade. “O objetivo do Viva Mais e Melhor é justamente levar melhores condições de vida á população, por meio da parceria entre as diversas secretarias municipais. Mesmo a equipe de informática, que não lida com o atendimento ao público diretamente, tem papel importante no programa. Graças ao software, vamos agilizar o desenvolvimento das políticas públicas em todos os setores”, avaliou Tathyana.