Campanha da Prefeitura arrecada mais de 500 frascos de vidro para armazenar leite humano

Ação, que faz parte da programação da Semana Mundial da Amamentação, vai beneficiar bebês atendidos pelo Banco de Leite de Campinas

Duas boas notícias marcam o encerramento, em Hortolândia, nesta quarta-feira (07/08), da programação especial elaborada pela Prefeitura, por meio das secretarias de Saúde – Atenção Básica e Especializada e Atenção à Urgência e Emergência, para celebrar a Semana Mundial do Aleitamento Materno no município. A campanha de arrecadação de frascos de vidro para armazenamento de leite humano superou as expectativas e vai ser mantida por tempo indeterminado, com mais um ponto de coleta – o fraldário do shopping Hortolândia.

Depois de dois meses de mobilização, as equipes do Comitê Municipal de Aleitamento Materno conseguiram arrecadar 532 frascos, que foram entregues ao Centro de Lactação -- Banco de Leite Humano de Campinas, uma instituição parceira da Administração. O Banco de Leite funciona no 5º andar da Maternidade, localizada na Av. Orozimbo Maia, 165, na Vila Itapura.

O objetivo da campanha é auxiliar bebês prematuros e adoentados a continuarem consumindo leite materno. Quem quiser participar deve procurar qualquer uma das 17 unidades de saúde, ligadas à Atenção Básica, existentes no município. Além dos pontos de coleta instalados nas cinco UBS (Unidades Básicas de Saúde) e 12 USFs (Unidades de Saúde da Família), há dois no Paço Municipal Palácio das Águas, um na portaria principal, na Rua José Cláudio Alves dos Santos, 585, e outro na entrada lateral, ao lado do estacionamento, que dá acesso ao Protocolo Geral.

Podem ser doados potes de vidro, de qualquer tamanho, que armazenam café solúvel, palmito ou azeitona. Estes dois últimos terão as tampas substituídas por outras que possam ser esterilizadas em autoclave. Em caso de dúvida, basta ligar para 3965-1400 Ramal 8665.

Coordenadora do Centro de Lactação, a pediatra Cláudia Sampaio agradeceu a parceria estabelecida com a Prefeitura de Hortolândia, que permite divulgar o trabalho realizado pelo Banco e captar maior número de mães doadoras e frascos de leite. “Está sendo um benefício muito grande para o Banco de Leite. Todo o recurso que pudermos economizar na compra dos frascos de vidro pode ser revertido em outras ações do Banco. Os frascos são frágeis e nem sempre voltam para nós, por isso sempre precisamos adquirir mais, constantemente”, explicou. A médica ressaltou a importância de permanentemente promover o aleitamento materno na cidade como um todo e entre as famílias. “Assim formamos uma rede de solidariedade”, acrescenta.

“O melhor é o leite da própria mãe. Mas, para os bebês que estão na UTI neonatal, alguns com prematuridade extrema, abaixo de 1kg, é preciso usar o leite coletado pelo Banco.  É que, por causa do desgaste emocional destas mães, em razão do tempo de internação dos filhos e da necessidade de vir ao hospital diariamente (algumas vêm de outras cidades), a produção do leite materno é afetada.  Então, o leite de outras mães, que é coletado em frascos esterilizados e pasteurizado, passa por um controle de qualidade, é muito importante para eles. Daí a importância desta coleta de frascos e também do leite de outras doadoras”, acrescenta Claúdia Sampaio.

Mães voluntárias doam leite

Outra ação realizada na manhã desta quarta-feira foi a coleta da produção excedente de leite de mães que moram em Hortolândia. Oito voluntárias atenderam ao convite do Comitê de Aleitamento e foram ao CESM (Centro Especializado da Saúde da Mulher), no Jardim Green Park Residence, doar. A ordenha foi orientada e acompanhada por uma equipe do Banco de Leite Humano de Campinas.

Mãe do pequeno Matheus, de um mês e 23 dias, a dona de casa Michele Barbosa Vitorino, de 23 anos, diz que sempre quis doar leite para os bebês que precisam, desde que teve a primeira filha, Marcela, agora com cinco anos. “Eu tenho bastante leite, tanto que até vaza. Meu filho pegou o peito com facilidade, desde a primeira tentativa. E vou dando, sempre que ele pede. Mesmo assim, sobra. Por isso, estou doando hoje e vou continuar doando”, afirmou, feliz em ajudar.

Priscila Regina Ribeiro, de 21 anos, mãe de Pedro Henrique, de quatro meses, também quis ajudar os bebês adoentados a se recuperarem. “Para mim, amamentar está sendo fácil, pois tive ajuda do Comitê para aprender a fazer a pega. Resolvi doar o que sobra para ajudar e também porque meu peito esquerdo empedrou com o excesso. Tive febre e dor. Agora estou bem e feliz em poder ajudar. Não tenho nem palavras para explicar o que sinto amamentando o meu filho”, revela a dona de casa.

Programação continua em unidades da Atenção Básica

Durante a Semana, que teve como tema “Leite Materno: depois do seu amor, é o que seu filho mais precisa”, o Comitê Municipal de Aleitamento Materno, com o apoio da Prefeitura, lançou revista, realizou palestras, debate e uma série de outras ações para despertar a população com relação à importância do tema. O objetivo foi promover, incentivar e apoiar a amamentação no município.

Na maternidade, foram colocados painéis com depoimentos de mães que tiveram seus filhos na unidade, relatando a sensação e a importância de amamentar no peito. Entre os dias cinco e oito deste mês, cada bebê nascido na Maternidade ganhou de presente uma foto impressa. Neste mesmo período, mães e funcionários participaram de gincana, coordenada por integrantes do Comitê Municipal de Aleitamento Materno, respondendo a questões baseadas na revista sobre o tema, publicada pela Administração.

Em algumas unidades da Atenção Básica, a programação continua em pauta até o final do mês, em dinâmicas de grupo, palestras,exibição de fotos, vídeos e arrecadação de utensílios que podem prejudicar a amamentação no seio, como bicos, chupetas e mamadeiras (confira a programação completa abaixo).