Termina nesta quarta-feira (07/08) Semana Mundial do Aleitamento Materno

Amamentação é destaque no município, na programação das unidades de saúde da Prefeitura

Após sete dias de mobilização, termina nesta quarta-feira (07/08) a programação especial elaborada pela Prefeitura de Hortolândia, por meio das secretarias de Saúde – Atenção Básica e Especializada e Atenção à Urgência e Emergência, para celebrar a Semana Mundial do Aleitamento Materno. Em algumas unidades da Atenção Básica, o tema deste ano, “Leite Materno: depois do seu amor, é o que seu filho mais precisa”, continua em pauta até o final do mês, em dinâmicas de grupo, palestras,exibição de fotos, vídeos e arrecadação de utensílios que podem prejudicar a amamentação no seio, como bicos, chupetas e mamadeiras (confira a programação completa abaixo).

Entre 9h e 12h, no CESM (Centro Especializado da Saúde da Mulher), dez mães do município vão doar, voluntariamente, o leite excedente que produziram. A ordenha será orientada e acompanhada por uma equipe do Banco de Leite Humano de Campinas, instituição parceira da Administração. O CESM (Centro Especializado da Saúde da Mulher) está localizado na Rua Caminho da Servidão, 255, no Jardim Green Park Residence.

Na ocasião, integrantes do Comitê Municipal de Aleitamento Materno, órgão da Prefeitura responsável pela programação oficial da Semana, entregarão frascos de vidro coletados em unidades da rede municipal de Hortolândia à pediatra Claúdia Maria Monteiro Sampaio, coordenadora do Centro de Lactação de Campinas. Tanto a ordenha quanto a coleta dos potes fazem parte das ações da Semana e têm por objetivo auxiliar bebês prematuros e adoentados, atendidos pelo Banco de Leite de Campinas, que precisam deste recurso para continuar consumindo leite materno.

Para promover, incentivar e apoiar a amamentação no município, o Comitê Municipal de Aleitamento Materno, com o apoio da Prefeitura, lançou revista, realizou palestras, debate e uma série de outras ações para despertar a população com relação à importância do tema. Na Maternidade, foram colocados painéis onde se podem ler depoimentos de mães que tiveram seus filhos na unidade, relatando a sensação e a importância de amamentar no peito.

Entre segunda e quarta-feira (05 a 07/08), cada bebê nascido na Maternidade ganha de presente uma foto impressa. Neste mesmo período, mães e funcionários participam de uma gincana, coordenada por integrantes do Comitê Municipal de Aleitamento Materno, respondendo a questões baseadas na revista sobre o tema, publicada pela Administração.

Confira outros eventos da programação:

Semana Mundial do Aleitamento Materno

2ª. Etapa: Coleta de leite humano e doação de frascos de vidro

Data: 07/08/2013

Hora: das 9h às 12h

Local: CESM (Centro Especializado da Saúde da Mulher), na Rua Caminho da Servidão, 255, no Jardim Green Park Residence.