Prefeitura instala academia ao ar livre ao lado da UPA do Jd. Nova Hortolândia

Com dez equipamentos triplos, academia tem capacidade de atender até 30 pessoas por vez

A população da região do Jardim Nova Hortolândia ganhou uma nova academia ao ar livre. Instalada no espaço ao lado da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Dom Bruno Gamberini, a academia tem capacidade para atender até 30 pessoas de uma única vez. Ao todo, são dez equipamentos triplos, que proporcionam opções de exercícios de alongamento e condicionamento físico. A Prefeitura investiu R$ 25 mil no novo espaço. Com esta academia, a Administração municipal totaliza 26 praças com equipamentos de ginástica ao ar livre no município.

De acordo com o gerente de divisão de Recreação e Lazer, Geraldo Mariano Correa Filho, a Secretaria de Esportes e Recreação mantém um programa de orientação aos usuários das academias ao ar livre. “Uma vez por semana, uma professor de educação física visita as academias e ensina os usuários como utilizar corretamente os equipamentos. Isso é possível porque há um público que utiliza diariamente os equipamentos. Eles já estão habituados com o horário em que o professor passa pelo local”, explicou Correa Filho. Para os usuários que vão numa freqüência menor à academia, a Secretaria de Esportes instala placas com orientações simples sobre a forma correta de se exercitar com a ajuda dos aparelhos.

Por enquanto a academia está dentro do espaço do estacionamento da unidade de saúde. Na próxima semana, a Secretaria de Esportes fará um recuo na grade da UPA, para que a academia fique na parte externa, mais acessível ao público. “O uso é livre e indicado para pessoas de qualquer idade. Muita gente já é adepta dos exercícios realizados nas academias ao ar livre”, destacou o gerente de divisão.

A prática de exercícios físicos faz parte das ações do programa de governo Viva Mais e Melhor. As atividades do programa têm o objetivo de proporcionar condições de mudança de hábito nas pessoas. Para o desenvolvimento deste conceito, todas as esferas da Prefeitura e órgãos públicos são envolvidos em ações intersetoriais. Além do comprometimento da Administração Municipal, a população também é chamada a ser parceira, com atitudes simples e a adoção de hábitos saudáveis e eficazes para se alcançar uma maior longevidade.