Usuários do SUS podem se inscrever para conselhos locais de saúde, até quinta-feira (8)

Para participar, é necessário ter mais 18 anos e morar na área de abrangência da unidade de saúde para a qual se inscreveu

Estão abertas as inscrições para conselheiro local de saúde. Usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) devem se inscrever, até a quinta-feira (8), na unidade de saúde mais próxima de casa ou no Hospital Municipal. Para as UBS’s (Unidades Básicas de Saúde), são quatro vagas por unidade. Para representar os PSF’s (Postos de Saúde da Família), serão dois conselheiros em cada posto. No Hospital, seis conselheiros serão eleitos.

Como pré-requisito para a candidatura é necessário morar na área de abrangência da unidade de saúde para a qual se inscreveu, ser maior de 18 anos e não ter qualquer vínculo trabalhista com serviços públicos Executivo, Legislativo ou Judiciário, nas esferas municipais, estaduais ou federal.

No ato da inscrição é preciso levar documento de identidade, comprovante de residência e Cartão Cidadão. As eleições para Conselho de Saúde elegerá representantes para o biênio 2011/2013.

Os conselhos locais e municipal de saúde têm como principal atribuição formular e fortalecer políticas públicas de assistência e promoção da saúde no município. O Conselho participa das ações propostas pela Secretaria de Saúde, com realização de assembleias, enquetes e reuniões periódicas para discutir temas relacionados, dentre outras atribuições.

Confira abaixo a data da eleição em cada unidade de saúde:

PSF Taquara Branca19/09

PSF São Sebastião20/09