Ciclo de palestras previne uso de entorpecentes

Ação educativa é realizada pela Prefeitura em parceria com a Pastoral da Sobriedade

Com o objetivo de prevenir o uso de entorpecentes, a Prefeitura de Hortolândia, em parceria com a Pastoral da Sobriedade, órgão da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) iniciou, nesta quarta-feira (31/08), um ciclo de palestras destinado aos alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos). A próxima palestra acontecerá, nesta quinta-feira (01/09), na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Jardim Sumarezinho, a partir das 19h30. O encontro é aberto à comunidade. A Emef Sumaréznho está localizada na Rua Lealdo José dos Santos, 170, no Jardim Sumarezinho.

A palestra será ministrada pela psicóloga Karina Blum Tiengo. No dia 15 de setembro, a palestra acontecerá na Emef Boa Esperança, com o psicólogo André Misiara. No dia 22 de setembro, será na Emef Nova Hortolândia, com a psicólogo Luis Carlos Rossini. A última escola a receber o projeto será a Emef Amanda I (CAIC), que contará com a palestra da médica Amanda da Costa.

Os palestrantes explicam os efeitos e consequências dos vários tipos de drogas. O objetivo é a participação dos alunos e da comunidade, mesmo não usuários, como forma de propagar aos dependentes próximos. “O objetivo da palestra é a prevenção. Quanto mais conhecimento as pessoas tiverem sobre a droga, mais fácil fica para evitar o uso e convencer os usuários”, afirma o membro da Pastoral da Sobriedade, Cléuzer Marques de Lima, o John Lenon.

Para a secretária de Educação, Sandra Fagundes, a parceria vai ao encontro da proposta de levar qualidade de vida aos alunos. “O EJA tem focado muito na qualidade de vida como parte da educação. As palestras contemplam esse trabalho, além de abordar uma questão que está diretamente ligada à saúde mental”, afirma.

Parceria com rede pública de saúde

No início deste ano, a Prefeitura realizou uma parceria com a Pastoral para encaminhar os dependentes atendidos pelos serviços de referência e saúde mental para os grupos de auto ajuda, realizados na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, no Jardim Rosolen, e na Comunidade São José, no Parque dos Pinheiros.

O objetivo é ampliar o acesso dos dependentes químicos às formas de tratamento existentes na cidade.