Prestação de contas da Usina de Entulhos de Hortolândia acontece nesta quarta-feira (27/11)

Prefeito Antonio Meira participa do evento, que começa às 19h

O prefeito Antonio Meira participa, nesta quarta-feira (27/11), às 18h, da prestação de contas da URE Hortolândia (Usina de Reciclagem de Entulhos). Integrante do SIGAH (Sistema Integrado de Gestão Ambiental de Hortolândia) ), o órgão da Secretaria de Meio Ambiente, considerado modelo no Estado, é gerenciado pelo INAC (Instituto Nova Ágora de Cidadania), instituição parceira caracterizada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). A usina está localizada na Estrada Municipal Sabina Baptista de Camargo, 4.183, no Parque Perón.

O objetivo do evento é mostrar como funciona o SIGAH, bem como apresentar publicamente os resultados sociais, ambientais e econômicos alcançados com o funcionamento da usina, desde a implantação, em maio de 2012, até outubro deste ano. Parte da exposição será feita pelo secretário da pasta, Aldo Aluízio Silva, e parte pelo gerente da usina, Carlos Leal.

A URE conta com centro de recepção, triagem, processamento e transbordo. Lá, resíduos provenientes de reformas e novas construções, tais como tijolos, blocos, argamassa, concreto e material cerâmico, às vezes descartados indevidamente nas vias públicas, às vezes encaminhados a lixões e aterros sanitários, têm destino ambientalmente correto. Após triagem, são reaproveitados, dando origem a novos materiais (areia, pedriscos, pedras e bica corrida – um tipo de brita mais rústica) usados em obras públicas, como a operação Tapa-buraco, ou vendidos como matéria-prima para obras particulares.

“Em virtude do Convênio firmado com uma OSCIP, achamos importante e mesmo imprescindível a realização do evento, visando ao princípio da transparência nas ações de funcionamento da usina, bem como a aplicação de recursos financeiros repassados pela Prefeitura de Hortolândia”, esclarece a diretora de Meio Ambiente, Eliane Nascimento.