Idosos fazem exame de prevenção de câncer bucal durante campanha de vacinação contra gripe

Avaliação simples e rápida pode identificar lesões de maneira precoce, aumentando chances de cura

Teve início, nesta segunda-feira (25), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Desta vez, a vacina garantirá, em dose única, imunidade contra a gripe comum e o vírus Influenza A (H1N1), causador da Gripe A. A campanha vai até o dia 13 de maio. Durante este período, as unidade de saúde do município também realizam avaliações de prevenção de câncer bucal em idosos com mais de 60 anos. O objetivo é identificar casos precoces da doença, aumentando as chances de cura após tratamento.

Conforme a coordenadora técnica em saúde bucal de Hortolândia, Raquel Jardim de Queiroz, haverá pelo menos um dentista em cada unidade de saúde para realizar a avaliação. “O exame é bem simples e não precisa de instrumentos específicos de consultório dentário, nem mesmo cadeira. Basta um local iluminado e um palito de sorvete para o dentista avaliar a cavidade bucal”, explica a coordenadora.

Caso o dentista identifique lesões na boca da pessoa avaliada, ela é encaminhada para atendimento no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas”, onde fará novas avaliações. Se for confirmado o desenvolvimento de câncer bucal, o paciente é encaminhado para tratamento gratuito no centro especializado em odontologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em Piracicaba.

“Nosso principal desafio é convencer as pessoas da importância deste exame. Muitos idosos se recusam em serem examinados, deixando de lado a preocupação com este problema grave. Com a identificação precoce do câncer bucal, é possível oferecer tratamento adequado com boas chances de cura”, garante a profissional.

A campanha de prevenção ao câncer bucal, que acontece todos os anos no mesmo período da vacinação contra gripe para idosos, identificou, em 2010, apenas dois casos suspeitos em Hortolândia.

Vacinação contra gripe

Até às 12h deste primeiro dia de vacinação, Hortolândia imunizou 192 idosos com mais de 60 anos, 74 crianças com idades entre seis meses e dois anos, 34 gestantes e 20 trabalhadores da área de saúde, totalizando 320 vacinas aplicadas. A aplicação das vacinas prossegue até às 17h.

A Secretaria Municipal de Saúde espera vacinar 80% do público alvo da campanha, que inclui ainda doentes crônicos. Conforme dados da Vigilância Epidemiológica do município, Hortolândia tem um total de 21.422 idosos com mais de 60 anos, aproximadamente 3.320 gestantes e cerca de 2.650 crianças. Ao todo, 18 postos de vacinação funcionam no município (confira listagem abaixo).

Dia D

No próximo sábado (30), será realizado o Dia D de vacinação. Neste dia, todos os postos de saúde de Hortolândia e dois postos volantes, montados no Hipermercado Good Bom e no Iasp (Instituto Adventista São Paulo), estarão abertos, das 8h às 17h, para a aplicação da vacina.

Unidades de Saúde onde haverá vacinação:

UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Clara

Rua Pedro Pereira dos Santos, 179 - Sta Clara I

AMDA (Ambulatório Municipal de DST/Aids)

Rua Ernesto Bergamasco, 262 - Vila Real

Rua Reinaldo Ap. Machado, 192 - Jd. Novo Horizonte

USF Ghiraldelli

Rua José Z. C. Camargo, 210/212 - Jd. Villagio Ghiraldelli

O exame de prevenção de câncer bucal para idosos será realizado apenas nas unidades que possuem equipe odontológica.