Hospital Municipal oferece teste rápido de Hepatite C

Exames podem ser realizados até a sexta-feira (29), das 8h às 17h

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou, nesta segunda-feira (25), uma campanha de detecção do vírus da Hepatite C. O público alvo são adultos com idade entre 30 e 60 anos. O teste rápido pode ser realizado no Pronto Socorro Adulto do Hospital Municipal de Hortolândia até a sexta-feira (29), das 8h às 17h. O resultado fica pronto em cinco minutos.

O exame é capaz de detectar se a pessoa é portadora de Hepatite C ou se já teve contato com o vírus. Caso o resultado do teste seja positivo, a pessoa é encaminhada para atendimento no AMDAH (Ambulatório Municipal de DST/Aids de Hortolândia).

Hepatite C é a inflamação do fígado causada pela infecção pelo vírus HCV, transmitido através do contato com sangue contaminado. Essa inflamação ocorre na maioria das pessoas que adquire o vírus e, dependendo da intensidade e tempo de duração, pode levar a cirrose e ao câncer do fígado.

Ao contrário da Hepatite A e B, o vírus da hepatite C não gera uma resposta imunológica adequada no organismo, o que faz com que a infecção aguda tenha menos sintomas. A maioria das pessoas que se infectam se tornam portadores de hepatite crônica, com consequências a longo prazo. Existe tratamento para a doença, mas quanto mais rápida for identificado contágio por Hepatite C, maior a chance de cura.