Rede municipal de saúde vai notificar acidentes de trabalho

Sistema Nacional de Notificação entrará em operação no município, em maio

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, notificará ocorrências de acidentes de trabalho ao Ministério da Saúde, a partir do próximo mês. Para isso, a Administração Municipal realiza treinamento de médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem da rede, com o objetivo de orientar quanto ao atendimento correto em caso de acidentes de trabalho, incluindo o preenchimento da ficha de notificação compulsória. A notificação deste tipo de acidente é determinação do Ministério da Saúde, por meio da portaria MS/GM 104/11.

Conforme dados do Departamento de Vigilância em Saúde Coletiva de Hortolândia, no primeiro encontro de treinamento, realizado dia 15 deste mês, 32 profissionais participaram da formação. Outras três reuniões ocorrerão até o próximo mês, quando o sistema de notificação de acidentes de trabalho entra em operação no município. A formação é realizada em parceria com o Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), de Campinas.

Atualmente, as vítimas de acidente de trabalho atendidas na rede municipal de saúde não são notificadas. Após a formação, todos os casos de acidentes de trabalho atendidos nas unidades de saúde do município e no Hospital Municipal serão relatados ao Ministério da Saúde por meio do Sinan (Sistema Nacional de Notificação). Cabe aos profissionais da saúde preencher a ficha de notificação compulsória, que será encaminhada ao Departamento de Saúde Coletiva, da Secretaria de Saúde de Hortolândia, com as informações que serão lançadas no Sinan.

Com base neste levantamento será possível o Ministério da Saúde identificar quais são os principais fatores para a ocorrência de acidentes de trabalho e quais os principais acidentes, a exemplos de intoxicação, acidentes com máquinas, LER (Lesão por Esforço Repetitivo), entre outros. Com isso, será possível desenvolver políticas públicas, campanhas nacionais e ações voltadas ao trabalhador. Já a Secretaria Municipal de Saúde identificará as empresas onde o número de acidentes é elevado. Assim, serão realizadas vistorias nestes locais, a fim de minimizar tais ocorrências.

Para o secretário de Saúde de Hortolândia, Lourenço Daniel Zanardi, a notificação compulsória dos acidentes em ambiente organizacional é uma ferramenta importante na prevenção de doenças e promoção da saúde coletiva. “Só podemos ter um controle da realidade dos trabalhadores do município a partir do momento em que notificarmos todas as ocorrências. Assim, a fiscalização da Vigilância Sanitária será realizada com maior eficácia, tomando como norte os dados informados na ficha de notificação”, afirma.