Pilates será oferecido na rede municipal de saúde

Pacientes da Fisioterapia terão aulas indicadas para correção da postura e fortalecimento muscular

A partir de maio, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, oferecerá uma nova terapia aos pacientes atendidos no Centro de Reabilitação Física. Fisioterapeutas estão em treinamento para conduzir aulas de pilates clínico, método de alongamento e condicionamento físico cujos exercícios utilizam o peso do próprio corpo. Serão oito turmas, com capacidade de atendimento de seis pacientes cada, com encontros duas vezes por semana, durante dois meses. Para participar, é necessário encaminhamento de fisioterapeuta ou ortopedista da rede municipal de saúde.

Conforme o fisioterapeuta e coordenador de atividades e práticas corporais, da Secretaria de Saúde, Alfredo Wagner da Conceição, as aulas de pilates fazem parte do Projeto Corpo e Movimento, contemplado pelo Ministério da Saúde com investimentos de R$ 80 mil para treinamento e implantação. “A técnica do pilates utiliza o equilíbrio do corpo no seu próprio peso, por meio de equipamentos como bolas, elásticos ou mesmo com exercícios no prórpio colchonete”, explica o fisioterapeuta.

Os exercícios são indicados para correção de postura e recuperação de massa muscular, com aplicação inclusive em pessoas da 3ª idade. “Por isso, o pilates não é só uma prática para tratamento, mas também para prevenção de doenças”, afirma Conceição. A prevenção de doenças, por meio de atividades físicas e práticas saudáveis é o objetivo do Projeto Viva Mais, desenvolvido no município desde 2010 com a meta de melhorar a qualidade de vida da população hortolandense. A ideia é que as aulas de pilates, que inicialmente vão acontecer no Centro de Reabilitação Física, cheguem também às unidades de saúde.

“O tratamento dos pacientes da fisioterapia por meio do pilates vai resultar não só na melhora física, mas também em uma mudança de hábito da pessoa. Os pacientes vão adotar uma prática saudável, que proporciona bem estar”, garante o secretário de Saúde de Hortolândia, Lourenço Daniel Zanardi.

Viva Mais

Mais que tratar a doença, o que se pretende é proporcionar condições de mudança de hábito nas pessoas. Para o desenvolvimento deste conceito, todas as esferas da Prefeitura e órgãos públicos são envolvidos em ações intersetoriais. Além do comprometimento da Administração Municipal, a população também é chamada à ser parceira no Viva Mais. Com atitudes simples e eficazes, as pessoas podem alcançar maior longevidade.

Assim, o projeto Viva Mais defende 13 fatores para que os indivíduos conquistem mais anos de vida: alimentação saudável, atividade física, bom relacionamento familiar, lazer, amigos, educação como exercício da cidadania, qualidade de sono, fé e confiança, moradia, segurança e bem estar, integração e zelo pelo meio ambiente, trabalho e cultura de paz são os aspectos apontados como o sucesso de pessoas que vivem cada vez mais.