Prefeitura oferece atendimento especializado a portadores de DST/Aids

Objetivo é diminuir a contaminação do vírus, inibir o preconceito e realizar tratamento adequado para soropositivos

A Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, dispõe de um espaço especializado em Doenças Sexualmente Transmissíveis, o AMDAH (Ambulatório Municipal de DST/Aids de Hortolândia).  No local são atendidos pacientes portadores de HIV/Aids e hepatite por meio de uma equipe composta por infectologista, psicólogo, assistente social e enfermagem.

Entre os serviços oferecidos gratuitamente estão o teste rápido de HIV/Aids e demais exames de diagnóstico. No local também é realizado atendimento a vítimas de violência e abuso sexual. O AMDAH mantém sigilo para vítimas de violência e abuso sexual.

A meta do programa é de que, até 2012, 100% da população tenha realizado o teste ao menos uma vez. O exame sai em apenas quinze minutos. O teste rápido de HIV/ Aids é realizado após o paciente responder perguntas sobre seu histórico. As informações são separadas numa ficha de atendimento.

Com a descoberta da contaminação pelo HVI/Aids os portadores recebem suporte social, acompanhamento psicológico e todo  tratamento médico. Preconceito, medo e não aceitação são as maiores resistências encontradas pelos profissionais da saúde em ajudar os soropositivos.

Segundo a psicóloga do AMDAH, Júlia Manoel, a maioria dos portadores de HIV/Aids atendida no município são homens, com média de idade de 25 a 35 anos. Júlia ressalta que ao iniciar o tratamento com o coquetel é fundamental a continuidade para diminuir a quantidade de vírus.

No mês de dezembro de 2010, foram realizados trinta e sete testes rápidos no AMDAH, sendo dois casos positivos. A maior dificuldade encontrada nos tratamentos dos soropositivos é a aceitação medicamentosa, que acontece apenas após algumas sessões psicológicas e acompanhamento do infectologista.

É necessário o acompanhamento de exames, tratamento com medicamentos para que o vírus da imunodeficiência humana esteja controlado e diminua o risco de contaminação. A utilização de preservativos é fundamental não apenas dentro do tratamento, mas em todo o período.

A transmissão do vírus pode ocorrer através do ato sexual, mas, também, com o uso de drogas injetáveis. Além de agulhas, bisturis e vidro devem ser cuidadosamente descartados, após o uso, para evitar ferimentos provocados por agulhas contaminadas.

Um paciente do AMDAH, de 35 anos de idade, conta que há seis anos descobriu ser portador do vírus. Mas, somente em outubro do ano passado, iniciou acompanhamento psicológico. “O meu preconceito próprio é a minha maior barreira para iniciar os tratamentos. Até hoje não sei exatamente como contraí a doença, mas na adolescência fiz muitas coisas e não imaginava que poderia sofrer no futuro'', desabafa.

O paciente ressalta que leva vida normal, trabalha, pratica atividades físicas e mantém relações sexuais com sua esposa que não é portadora de vírus. Faz exames periódicos para prevenção. A esposa acompanha o marido em todas as sessões psicológicas que acontecem semanalmente.

“Ainda é grande a dificuldade de abordagem para explicar as prevenções sobre as doenças sexualmente transmissíveis”, comenta o coordenador do Programa Municipal de DST/Aids, Sérgio Ferreira Junior.

A Prefeitura mantém em seu site www.hortolandia.sp.gov.br, por meio do link DST/Aids, uma ferramenta de comunicação entre a população e o programa municipal. Qualquer pessoa pode enviar perguntas e obter respostas relacionadas ao tema de maneira sigilosa.

O programa de DST/Aids é uma ação do Departamento de Saúde Coletiva. O foco é a prevenção e assistência às pessoas que vivem com HIV/Aids.  O AMDAH funciona na Rua Ernesto Bergamasco, nº 262, Vila Real. O telefone é (19) 3897-6241 ou 3897-3653. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.