Hortolândia integra comitê para ações contra dengue

Grupo irá elaborar propostas para serem realizadas em conjunto, principalmente nas áreas de limite entre os municípios

A cidade de Hortolândia realizará, em conjunto com outros quatro municípios da região, ações integradas de combate à dengue. A medida faz parte das atividades do Comitê Regional de Dengue. Consolidado oficialmente no último dia 31 de março, o Comitê conta com a participação de representantes das cidades de Campinas, Sumaré, Santa Bárbara d’Oeste, Americana e Hortolândia.

A primeira reunião do grupo foi nesta terça-feira (5/04). Representantes das Vigilâncias Epidemiológicas dos municípios discutiram sobre exames de sorologia e outros temas ligados ao diagnóstico da dengue. Para colaborar no desenvolvimento das ações, o grupo conta ainda com a participação de representantes da Direção Regional de Saúde de Campinas e da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias).

O comitê deverá elaborar propostas para serem realizadas em conjunto pelas cidades, principalmente nas áreas de limite entre os municípios. “Isso porque, com a proximidade das áreas urbanas, doenças como a dengue se proliferam sem obedecer limites territoriais”, explica a diretora da Vigilância em Saúde Coletiva, Cilene Aparecida de Oliveira Mantuan.

Para o secretário de Saúde de Hortolândia, Lourenço Daniel Zanardi, a cooperação entre os municípios no combate à dengue colabora no controle da transmissão da doença. “Com a intensificação do trabalho de combate à dengue na região, diminui o risco de uma grande epidemia. Ações conjuntas fortalecem um trabalho com resultado positivo”, ressalta.

Para a diretora da Vigilância em Saúde, a participação de Hortolândia neste comitê coibirá a ocorrência de uma nova epidemia de dengue na cidade. Em 2007, Hortolândia registrou 1.825 casos positivo da doença, ano com maior incidência de casos. Em 2010, foram registrados 1.040 casos positivos.