Comunidade acompanhará obras de reservatórios de contenção de enchentes

Trabalho técnico social envolve população de dez bairros em reuniões periódicas, comissões e eventos socioambientais

A Prefeitura der Hortolândia, por meio da Secretaria de Habitação, desenvolve, junto com moradores de dez bairros, o PTTS (Projeto de Trabalho Técnico Social) da obra de construção dos dois reservatórios de contenção de enchentes, lagoas que ficarão no Jardim Minda. O projeto Saneamento para Todos – Jac 1 e Jac 2 envolve a comunidade no entorno do Jardim Minda, cujos moradores poderão acompanhar as obras por meio de comissões.

O objetivo das reuniões é integrar a população, principalmente dos bairros mais próximos da obra, no acompanhamento das ações, fiscalização do serviço executado e desenvolvimento de consciência socioambiental. Os bairros envolvidos são: Jardim Minda, Jardim Estefânia, Jardim das Paineiras, Jardim Carmem Cristina, Jardim Santa Luzia, Chácaras Panaíno, Jardim Santa Rita de Cássia, Jardim do Bosque, Jardim São Francisco e Vila Real.

Durante os encontros, os moradores são incentivados a participar da comissão de acompanhamento de obras. Além disso, os participantes podem se candidatar para a eleição que definirá os representantes desta comissão. Os membros da comissão serão definidos ainda neste mês.

O PTTS Saneamento para Todos – Jac 1 e Jac 2 teve início em dezembro passado, com a apresentação técnica do projeto aos diversos setores da Administração Municipal. O trabalho prosseguiu com a realização de reuniões nestes dez bairros, com a participação da comunidade local e demais moradores da cidade. Até o final do projeto, serão realizados eventos socioambientais, como caminhada ecológica entorno da obra.

Jac 1 e Jac 2

As lagoas de contenção de enchentes fazem parte de um pacote de obras que resultará no fim das enchentes na região central. Os dois reservatórios serão construídos, às margens do córrego Jacuba, na região do Jardim Minda, com investimentos de R$ 47 milhões provenientes do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do Governo Federal.

Além desta obra, o montante é investido na implantação de sistema de drenagem de águas pluviais nas ruas do bairro Remanso Campineiro, na Região Central. A obra resultará no fim de alagamentos no centro da cidade. As principais ruas da região central recebem rede de drenagem com guias, sarjetas, sarjetões, bocas de lobo e tubulação adequada para transportar a água.

Hortolândia Viva

O combate as enchentes é uma das ações do Programa Hortolândia Viva, realizado pela Prefeitura em prol da preservação e recuperação do meio ambiente.

Por meio de ações integradas das secretarias, a Administração Municipal realiza a recuperação de nascentes, constrói parques, remove famílias da beira de córregos para novas moradias, investe em educação ambiental e realiza uma série de outras ações sociambientais.