Asfalto sem custo ao morador chega no Jardim Santa Fé

Obra faz parte do projeto de urbanização, legalização e recuperação do bairro

As obras de asfalto avançam nas ruas do Jardim Santa Fé, mudam o cenário do bairro e transformam a vida das pessoas. A ação da Prefeitura de Hortolândia atende a 185 famílias do bairro, em processo de regularização. A pavimentação faz parte do pacote de obras de urbanização, legalização fundiária e recuperação ambiental do local.

Ao todo, a Prefeitura colocará no Jardim Santa Fé 10.245 metros quadrados de asfalto sem custo ao morador. A maioria das vias já recebeu galerias para escoar água de chuva, guias, sarjetas e rede de esgoto, obras que preparam as vias para receber pavimentação.

O investimento para realização das obras de asfalto é de R$ 1.013.579. Desse valor, R$ 500 mil são provenientes da emenda parlamentar da deputada estadual Ana Perugini. O restante é recurso da Prefeitura.

Além do asfalto, a Prefeitura implantará calçadas ecológicas com faixas de grama, plantará árvores em frente às residências e revitalizará a lagoa existente no bairro. O córrego fará parte do parque socioambiental com equipamentos de lazer que será instalado no local.

Essa etapa do trabalho será realizada com recursos de R$ 1.103.454,85, uma parceria da Prefeitura com o governo federal, por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e Finhis (Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social).

A urbanização do Jardim Santa Fé é uma das ações do Programa Hortololândia Viva, realizado pela Prefeitura em prol da recuperação e preservação ambiental.  “Estamos cumprindo o compromisso assumido com os moradores. Essas obras permitirão a legalização dos imóveis, mas, acima de tudo, garantirão qualidade de vida às famílias”, disse o prefeito Angelo Perugini.

“Com asfalto, tudo vai mudar”

Antonia Souza Rodrigues comemora a chegada do asfalto no Jardim Santa Fé. “Não agüentávamos mais a lama em época de chuva. Tínhamos que sair de casa de sacola nos pés. Agora, com o asfalto, tudo vai mudar. Não sofreremos mais com os buracos, a lama e a poeira”, comentou a moradora da rua Santa Fé do Sul, onde o asfalto já é realidade.

A Prefeitura também inicia as obras de asfalto no Jardim Nova América. O bairro receberá pavimento de blocos de concreto intertravados. A primeira rua a receber o pavimento ecológico é a 33. As principais ruas do bairro, por onde circulam veículos de transporte coletivo, já receberam asfalto convencional.

Na Vila da Conquista, a Secretaria de Obras prepara as vias para receber pavimentação. No local são realizadas obras para escoamento de água de chuva.

Desde 2005, a Prefeitura realiza obras de asfalto sem custo ao morador.  Antes, para ter as ruas pavimentadas, os moradores tinham que se responsabilizar por 50% das despesas ao aderir aos planos comunitários de asfalto, extintos pelo prefeito Angelo Perugini, uma ação de justiça social.