Ministério das Cidades vistoria e aprova obras do PAC em Hortolândia

Prefeitura e União investem cerca de R$ 90 milhões em intervenções que mudam o cenário urbano do município

A equipe técnica do Ministério das Cidades realizou vistoria nas obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) que estão em andamento em Hortolândia. Prefeitura e União investem cerca de R$ 90 milhões em obras de habitação e contenção de enchentes na cidade. Os técnicos visitaram os canteiros de obra, sexta-feira (20/05), sob a supervisão do gerente de projetos do Ministério, César Scherer.

O secretário de Obras, Marcelo Zanibon, acompanhou a equipe do governo federal na inspeção das obras. Ele representou o prefeito Angelo Perugini no trabalho. “Os técnicos parabenizaram a Prefeitura pelo andamento das obras e saíram de Hortolândia satisfeitos com o que viram”, comentou o secretário.

Atualmente, as obras em execução pela Prefeitura com recursos do PAC são: canalização do Ribeirão Jacuba, implantação do sistema de drenagem de águas pluviais em ruas da região central, construção de dois reservatórios de contenção de enchente na região do Carmem Cristina, além do início das obras de urbanização, recuperação ambiental e construção de moradias no Jardim Boa Esperança.

Os técnicos também visitaram as casas do Jardim Primavera, entregues neste ano para 499 famílias de baixa renda que moravam em condições subumanas na favela do Jardim Estrela.

Durante a visita, a equipe conversou com as famílias beneficiadas para medir a satisfação dos moradores com o programa habitacional, que recebeu investimentos de R$ 16,3 milhões.

OBRAS EM ANDAMENTO COM RECURSOS DO PAC:

Canalização do Ribeirão Jacuba

Investimento: R$ 9,2 milhões

Benefício da Obra: em parceria com o governo federal, a Prefeitura canaliza 1.200 metros de extensão do córrego para evitar que o manancial transborde em tempo de chuva. A canalização faz parte do pacote de obras para construção do parque linear Chico Mendes, cuja primeira etapa já foi concluída. As duas fases do projeto somam R$ 14,2 milhões.

Implantação do sistema de galerias de águas pluviais – região central

Investimento: R$ 4,5 milhões

Benefício da Obra: garantir o escoamento regular da água e evitará futuras enchentes. As intervenções ocorrem em 11 ruas do Remanso Campineiro. A ação é parte do pacote de obras que resultará no fim de alagamentos no Centro. O conjunto de intervenções é realizado com recursos de R$ 47,5 milhões do PAC.

Construção de dois reservatórios de contenção de enchente, região do Carmem Cristina

Investimento: R$ 43 milhões

Benefício da Obra: a construção dos dois reservatórios de contenção de enchente, às margens do Ribeirão Jacuba, na região do Carmem Cristina, serão determinantes para reter a água e evitar novas inundações no Centro. A ação é parte do pacote de obras que resultará no fim de alagamentos no Centro. O conjunto de intervenções é realizado com recursos de R$ 47,5 milhões do PAC.

Urbanização, recuperação ambiental e construção de moradias - Jardim Boa Esperança

Investimento: R$ 15 milhões

Benefício da obra: as obras de infraestrutura, recuperação ambiental e construção de 185 moradias garantirão a legalização fundiária do bairro e mais qualidade de vida para as cerca de 1.800 famílias que moram no local.