Construção de represas dá continuidade a obras para combater enchentes

Prefeitura prepara terreno para iniciar a escavação das lagoas, na região do Jardim Minda

A Prefeitura de Hortolândia prepara o terreno para iniciar a construção dos reservatórios de contenção de enchentes, às margens do Ribeirão Jacuba, na região do Jardim Minda. Com a obra, a Prefeitura dá mais um passo para atender a uma reivindicação de mais de 30 anos dos moradores: evitar que o rio transborde e inunde a região central da cidade. O investimento é de R$ 47 milhões, com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal.

De acordo com a Secretaria de Obras, está em realização o remanejamento do esgoto das áreas que abrigarão os reservatórios. O próximo passo será a escavação das represas. “Esse trabalho é o ponto de partida para o início da construção das barragens. Estamos preparando as áreas”, explicou o secretário de Obras, o engenheiro Marcelo Zanibon.

Denominados JAC 1 e JAC 2 (Jacuba 1 e 2), os reservatórios estão projetados para suportar chuvas muito fortes, sem transbordar. A regulagem da vazão será feita com ajuda do serviço de metereologia. Em tempo seco, as comportas das barragens ficarão fechadas. No período de chuva serão abertas, conforme o volume de água.

A barragem Jac1 tem capacidade para armazenar 507,2 mil m³ cúbicos de água. O JAC 2 possui estrutura para o depósito de cerca de 620 mil m³ de água. “A construção dessas barragens será determinante reter a água e evitar novas inundações no Centro. Estamos resolvendo um problema histórico e garantindo mais qualidade de vida”, afirma o prefeito Angelo Perugini.

Além das lagoas de contenção de cheias, a Prefeitura implantará no entorno do ribeirão um parque urbanizado com ciclovias, equipamentos de ginástica, quadra esportiva, quiosques, pista de caminhada, paisagismo e área de estacionamento, intervenções que transformarão o local num cartão postal da cidade.

Sobre as lagoas passará uma ponte do tipo estaiada. A estrutura de seiscentos metros de extensão ligará o centro da cidade à região do Jardim Minda.

As lagoas de contenção de enchentes fazem parte do pacote de obras que acabará com enchentes na região central. A Prefeitura também realiza a implantação do sistema de drenagem de águas de chuva em ruas do Centro para evitar alagamentos. As duas intervenções consumirão investimentos de R$ 47 milhões.

Outra medida de combate à enchente é a canalização do Ribeirão Jacuba, no trecho entre as avenidas Santana e Amélia Basso Breda, uma extensão de 1.200 metros. A previsão é de que a canalização seja finalizada até o final deste ano.

Participação popular

A Prefeitura integra os moradores na construção dos reservatórios. Por meio do Projeto Técnico Social, a Secretaria de Obras mobiliza a população local a participar das ações com a criação das comissões de acompanhamento de obras.

Os bairros envolvidos são Jardim Minda, Jardim Estefânia, Jardim das Paineiras, Jardim Carmem Cristina, Jardim Santa Luzia, Chácaras Panaino, Jardim Santa Rita de Cássia, Jardim do Bosque, Jardim São Francisco e Vila Real.

No decorrer da obra, a Prefeitura realizará eventos de incentivo à participação comunitária no entorno do Ribeirão Jacuba a exemplo de atividades socioambientais, culturais, esportivas, além de oficinas educativas e campanhas de estímulo à qualidade de vida.

Corredor Ecológico

A construção das barragens e do parque linear no entorno do Ribeirão Jacuba são ações do projeto Corredor Ecológico de Hortolândia, uma extensão de 6,3 quilômetros quadrados de áreas públicas de preservação, lazer e recreação. O espaço equivale a 10% de extensão territorial da cidade, que é de 62,2 km².

Para implantar o Corredor Ecológico, a Prefeitura constrói parques lineares, recupera nascentes d´água, realiza obras de combate à enchente, amplia espaços de lazer e recreação, tira famílias da beira de córregos, promove a regularização fundiária de áreas, além de criar ciclovias.

Também são parte do Corredor Ecológico a implantação do Parque Socioambiental Chico Mendes, já em funcionamento na região central. O Corredor Ecológico integra o Programa Hortolândia Viva, uma série de ações de recuperação e preservação ambiental realizada pela Prefeitura em conjunto com as secretarias do governo.