Prefeitura inicia construção do setor cultural no parque socioambiental do Jd. Amanda

Teatro com capacidade para 300 pessoas é vedete desta etapa do projeto que receberá investimento de aproximadamente R$ 2,6 milhões

A Prefeitura de Hortolândia continua as obras do Parque Socioambiental do Jardim Amanda com a construção do setor cultural no complexo de esporte, turismo e lazer. O teatro com capacidade para 300 pessoas é a vedete desta segunda etapa do projeto. Nesta fase, a Prefeitura investirá, aproximadamente, R$ 2,6 milhões. A previsão é de que as obras sejam concluídas em um ano.

O projeto arquitetônico prevê a construção de um teatro equipado com camarins, bilheteria e projetado para acomodar 300 pessoas. O setor contará, também, com espaço para exposições, palco ao ar livre, salas de ensaio e reunião, área administrativa, restaurante, jardim com chafariz, banco e esculturas. Além disso, o setor cultural terá estacionamento, central de segurança e controle, sanitários públicos e catracas eletrônicas.

Para construir o setor cultural, a Prefeitura utilizará recursos federais no valor de R$ 1,95 milhão, provenientes do Ministério do Turismo e, aproximadamente, R$ 600 mil de recursos próprios. “Estamos transformando aquela região do Jardim Amanda, antes abandonada, num cartão postal para o bairro, além de elevar a qualidade de vida dos moradores”, afirma o prefeito Angelo Perugini.

As intervenções na região da lagoa do Jardim Amanda começaram em 2008. O setor esportivo, primeira etapa do projeto, já conta com um campo de futebol oficial, quiosques, vestiários, guarita, estacionamento e paisagismo. Nesta etapa foram investidos cerca de R$ 795 mil. O complexo esportivo fica às margens da SP-101 e segue até a Rua Francisco Glicério.

O projeto do parque socioambiental foi dividido em três etapas: setores esportivo, cultural e aquático. A Prefeitura busca recursos para viabilizar o setor aquático do complexo turístico. Nesta fase estão previstos pedalinhos, pesqueiro, pista de caminhada, estação de ginástica, entre outros equipamentos destinados ao lazer e à prática esportiva.

“A principal função desta obra é garantir o acesso da população à cultura e criar mais espaços de convivência para os moradores. O Jardim Amanda já recebeu investimentos da Prefeitura que garantiram coleta e tratamento de esgoto no bairro. Também foram realizadas obras de pavimentação. Agora, vamos investir no embelezamento do bairro com espaços públicos de cultura, esporte e lazer”, disse o secretário de Obras Marcelo Zanibon.

Para elaborar o projeto, a Prefeitura contou com a participação dos moradores. “Tivemos várias reuniões para coletar opinião da população e modificamos o projeto várias vezes com base nas reivindicações dos moradores. Será um espaço de esporte, cultura e lazer para toda a família. O ganho de qualidade de vida será imenso para a população”, observa o secretário de Planejamento Urbano, Ronaldo Alves dos Reis.

Hortolândia Viva

A revitalização e urbanização da região da lagoa do Jardim Amanda é uma das ações do Programa Hortolândia Viva, uma série de ações integradas desta Administração em prol da preservação e recuperação do meio ambiente.

A Prefeitura já recuperou a lagoa que compõe o Parque Socioambiental Irmã Dorothy Stang, no Jardim Nossa Senhora de Fátima. No local, os moradores contam com pista de caminhada, estação de ginástica, parque infantil, bosque e viveiro. As intervenções continuam no local.

No ano passado, a Prefeitura entregou à população o Parque Socioambiental Chico Mendes, na região central. O espaço de esporte e lazer abriga pista de caminhada, estação de ginástica, parque infantil, ciclovia e mesas de jogos. É a primeira etapa do Corredor Ecológico, um conjunto de áreas públicas de preservação, lazer e recreação com extensão de mais seis quilômetros de área verde ao longo dos córregos da cidade.