Obras de asfalto avançam no Jardim Nova América

Prefeitura amplia qualidade de vida de 1.600 famílias

As obras de asfalto ecológico avançam no Jardim Nova América. A Prefeitura coloca pavimento de blocos de concreto intertravados nas ruas 33, entre as ruas 7 e 8, e na 34. A previsão é de que as obras sejam concluídas em todo o bairro até o final deste ano.

A ação beneficia 1.600 famílias do Jardim Nova América, bairro em processo de regularização. Nesta Administração, a Prefeitura realiza obras de asfalto sem custo ao morador. Para asfaltar o Jardim Nova América, a Prefeitura investe cerca de R$ 3 milhões.

A aplicação dos blocos de concretos é artesanal. A pavimentação intertravada foi escolhida pelos técnicos da Secretaria de Obras por causa das características das ruas secundárias de bairro, que são muito estreitas e não teriam espaço para receber máquinas utilizadas na pavimentação comum.

“As ruas têm entre seis e sete metros de largura. São fora do padrão técnico que exige vias públicas com nove metros de largura, destinados à área de tráfego, e calçadas com 2,5 metros de largura de cada lado da via, totalizando 14 metros”, explicou o secretário de Obras, o engenheiro Marcelo Zanibon.

O secretário explicou que outra vantagem da pavimentação intertravada é o direcionamento do tráfego de veículos pelas ruas principais, mais largas, e que já receberam asfalto comum. São exceções as ruas 6 e 12 que vão receber pavimento comum nesta etapa.

O Jardim Nova América é um dos loteamentos sem planejamento aprovados pela Prefeitura, de modo irregular, na gestão de 1995.

“Com a implantação da pavimentação intertravada, a Prefeitura resolve uma falha técnica do passado, alia beleza e ação ambiental. Esse tipo de pavimento é de ótima qualidade”, observa o secretário.

A Prefeitura realiza obras de asfalto sem custo ao morador. Antes de 2005, para ter as ruas pavimentadas a população tinha que arcar com 50% do valor das obras ao aderir aos planos comunitários de asfalto, extintos pelo prefeito Angelo Perugini.

Ecologicamente correto

O pavimento com blocos de concreto intertravados é ecologicamente correto porque facilita o escoamento de águas de chuva e gera menos calor, diferente do pavimento comum, derivado de petróleo.

Outra vantagem é que esse tipo de asfalto permite que as obras de manutenção dos sistemas hidráulico e elétrico, quando necessárias, sejam feitas sem danificar toda a rua.

O asfalto intetravado também garante a beleza dos locais que recebem o material, transformando as vias em lugares mais arejados e bonitos.