Trabalho social envolve moradores do Jardim Santa Fé e Boa Esperança na fiscalização de obras

Comissões de moradores acompanham andamento das ações em reuniões mensais

Moradores do Jardim Santa Fé e Boa Esperança, em Hortolândia, têm participado ativamente das reuniões do PTTS (Projeto de Trabalho Técnico Social), realizado mensalmente em ambos os bairros. O objetivo das reuniões é envolver a população na fiscalização das obras realizadas nos bairros, fazendo com que os moradores compreendam o impacto positivo das intervenções.

No Jardim Boa Esperança, ações de regularização fundiária e reurbanização estão em andamento, com a construção de 185 moradias populares em fase de terraplanagem. Já o Jardim Santa Fé conta com ações de cunho socioambiental, como implantação de rede de esgoto, calçadas ecológicas de blocos de concreto intertravado com faixas de grama, arborização e recuperação ambiental da lagoa do bairro.

Desde o início das obras, a população foi convidada a participar das comissões de acompanhamento das ações nos bairros. Com apoio da prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Habitação, os moradores realizaram assembleias e elegeram três comissões: CAO (Comissão de Acompanhamento de Obras), CRE (Comissão de Representantes) e CAPRA (Comissão de Acompanhamento de Preservação e Recuperação Ambiental).

“É muito importante que a população participe destas reuniões, uma vez que desta forma terão a oportunidade de fiscalizar as ações da empreiteira responsável pela obra”, enfatizou a diretora da Secretaria de Habitação, Maria José de Araújo.

Jardim Boa Esperança

A Prefeitura de Hortolândia beneficiará 1.849 famílias no Jardim Boa Esperança. Além da regularização dos imóveis e das obras de reurbanização, o Jardim Boa Esperança recebe investimentos da Administração Municipal em infra-estrutura e recuperação da área de preservação permanente do bairro, além da construção de 185 unidades habitacionais verticalizadas. A previsão de investimento é de aproximadamente R$ 15 milhões, incluindo recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

A proposta que começa a se concretizar no Jardim Boa Esperança segue a política pública do prefeito Angelo Perugini que prioriza a realização de ações que garantam cada vez mais qualidade de vida para as pessoas. Mais que garantir condições mínimas de vida, a urbanização do bairro será trabalhada sob conceitos socioambientais. O bairro receberá também obras de coleta e tratamento de esgoto, asfalto, guias e sarjetas, galerias pluviais e calçadas ecológicas. Com a remoção das famílias da área verde, a Rua da Mina terá seu meio ambiente recuperado e se tornará um espaço de lazer para toda a comunidade.

Jardim Santa Fé

O investimento total, com as ações de regularização fundiária e intervenções de saneamento e recuperação ambiental no Jardim Santa Fé, alcançarão R$ 2 milhões. A verba para as obras são provenientes de recursos do PAC-Finhis (Programa de Aceleração do Crescimento – Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social). A ação socioambiental, aliada à implantação de asfalto nas ruas do bairro, beneficiarão 185 famílias que moram no local.

O processo de pavimentação teve início em junho de 2010. No entanto, a Administração Municipal aguarda a finalização da implantação da rede de esgoto, ação de responsabilidade da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Após a conclusão da rede de esgoto, a pavimentação será retomada.