Prefeitura implanta sistema de drenagem de água de chuva no Jardim Boa Esperança

Obra dá início ao projeto de urbanização, recuperação ambiental e legalização do bairro onde moram 1.849 famílias

A Prefeitura de Hortolândia realiza a implantação de galerias de águas pluviais no Jardim Boa Esperança. A ação é uma das etapas do projeto de urbanização e recuperação ambiental do bairro, realizado com recursos de R$ 15 milhões do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal. As intervenções ampliarão a qualidade de vida de 1.849 famílias, um sonho de quase 20 anos.

O próximo passo será a instalação da rede coletora de esgoto. Segundo o secretário de Obras, Marcelo Zanibon, a previsão é de que em um ano o bairro tenha galerias de águas pluviais, rede de esgoto e pavimentação. Zanibon explica que as obras de asfalto, já licitadas, serão realizadas com recursos municipais.

Ao iniciar as obras de urbanização do bairro, o prefeito Angelo Perugini cumpre o compromisso assumido com os moradores. “Nosso trabalho vai transformar o Jardim Boa Esperança num lugar mais gostoso para se viver, do jeito que as famílias merecem. As ações da Prefeitura vão além da garantia dos títulos de propriedade, vamos proporcionar melhorias nas condições de habitação das pessoas”, observa o prefeito.

O projeto de urbanização prevê também a construção de 185 unidades habitacionais verticalizadas. As moradias vão abrigar famílias que moram na beira do córrego, localizado na Rua da Mina. Os prédios serão construídos numa área institucional, próxima à escola do bairro. A Prefeitura vai remover as famílias do local de risco, recuperar o córrego e transformá-lo numa área de lazer.

Além disso, o bairro receberá calçadas ecológicas, feitas de blocos de concreto intertravados. As calçadas ecológicas embelezam os passeios públicos, além de facilitar o escoamento de águas de chuva e gerar menos calor.

“Acompanho a história deste bairro há 20 anos, desde quando entrei na Prefeitura. O maior ganho para os moradores com a urbanização é a melhora da qualidade de vida e a regularização dos imóveis. As famílias terão título de posse das moradias”, comentou Zanibon.

O projeto de urbanização, recuperação ambiental e regularização fundiária do Boa Esperança é executado pelas secretarias de Obras e Habitação. Outro bairro beneficiado com o mesmo projeto é o Jardim Santa Fé onde moram 185 famílias.

“Não basta só moradia, precisamos morar num lugar agradável, que proporcione bem estar e condições das pessoas sonharem e realizarem mais”, destacou o secretário de Habitação Francisco Raimundo da Silva.

Realização de um sonho de quase 20 anos

Resultado do movimento social por habitação, o Jardim Boa Esperança foi ocupado por um grupo de sem teto, em 1993. A ocupação da área, destinada para a implantação de um loteamento de interesse social, ocorreu porque a Prefeitura demorou para fazer o parcelamento do solo e entrega do lotes às famílias em decorrência de entraves jurídicos envolvendo a aquisição da terra.

De acordo com a Secretaria de Habitação, somente depois da ocupação, a Prefeitura realizou o cadastramento dos ocupantes e entregou simbolicamente os lotes às famílias assentadas. A abertura das ruas e a demarcação dos lotes foram realizadas pela Prefeitura após ocupação da área.

Por causa disso, o bairro é caracterizado pela falta de acabamento e ou conclusão das residências atuais, construídas sem orientação técnica na época e sem plantas oficiais. Com o projeto em andamento esse cenário será modificado.