Prefeitura conclui 90% da rede de esgoto no Jardim Santa Fé

Asfalto também é realidade em 80% das ruas do bairro em processo de legalização

Obras de saneamento em realização pela Prefeitura de Hortolândia no Jardim Santa Fé transformam a realidade do bairro, antes abandonado pelo poder público. As 185 famílias que moram no loteamento, em fase de regularização, comemoram as obras de asfalto e esgoto que contemplam 80% e 90% do bairro, respectivamente.

As intervenções fazem parte do projeto de urbanização, legalização fundiária e recuperação ambiental do Jardim Santa Fé. Com a realização das obras, o prefeito Angelo Perugini cumpre o compromisso assumido com os moradores. “Essas obras permitirão a legalização dos imóveis, mas, acima de tudo, garantirão a qualidade de vida que as famílias merecem”, afirma o prefeito.

De acordo a engenheira Sandrelene Didone, que gerencia a obra, a empresa contratada para realizar o serviço iniciará a instalação das caixas de inspeção de esgoto em frente às residências para liberar a ligação das casas à rede coletora de detritos.

Depois de concluídas as obras de asfalto e esgoto, a Prefeitura iniciará a instalação das calçadas ecológicas, em frente às moradias, feitas de blocos de concreto intertravados e uma faixa de grama.

A Administração também plantará mudas de árvores no bairro e revitalizará a lagoa existente no local. O córrego fará parte do parque socioambiental, com equipamentos de lazer, que será instalado no local.

O investimento para realização das obras de asfalto é de R$ 1.013.579. Desse valor, R$ 500 mil são provenientes da emenda parlamentar da deputada estadual Ana Perugini.

As obras de esgoto e calçamento ecológico são executadas com recursos de R$ 1.103.454,85 disponibilizados pelo governo federal, por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e Finhis (Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social).

“Essas obras vão aumentar a qualidade de vida dos moradores, garantirão mais saúde, segurança e trânsito melhor pelas ruas com a implantação do pavimento. Também colocará fim na luta dos moradores pela legalização dos lotes, que com as intervenções será possível”, afirma o secretário de Obras, Marcelo Zanibon.

PAC 2 garante parque Socioambiental

Para construir o parque socioambiental do Jardim Santa Fé, a Prefeitura contará com recursos de R$ 29,5 milhões provenientes do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal. A presidente Dilma Rousseff já liberou o recurso. A Prefeitura aguarda a aprovação do projeto técnico da obra pela Caixa Econômica Federal para licitar o serviço.

De acordo com a Secretaria de Obras, o parque linear tem extensão de cerca de 2,3 quilômetros. Começa no Jardim Santa Fé e vai até o bairro Novo Cambuí.

O pacote de obras também inclui a recuperação das margens do córrego no trecho entre a Avenida Olívio Franceschini, no Parque São Miguel, até o novo prédio da Câmara de Vereadores, no Jardim São Gabriel.

Além da barragem para controlar águas de chuva e evitar enchentes, o parque linear terá ciclovias, pista de caminhada, equipamentos de ginásticas e paisagismo.