Prefeito apresenta a presidente da Marelli projeto de contenção de enchentes e intervenções viárias

Parque, lagoas e ponte vão ampliar qualidade de vida da comunidade e evitar alagamentos no Centro

O prefeito Angelo Perugini apresentou a executivos da empresa Magneti Marelli o projeto de contenção de enchentes e intervenções viárias no entorno da multinacional, localizada no Jardim Santa Rita de Cássia.

Perugini foi recebido pelo presidente do Grupo Marelli para o Mercosul, Virgilio Cerutti, e pelo presidente e chefe mundial do setor financeiro da empresa, Eugenio Razelli. Os secretários Marcelo Zanibon (Obras), Dimas Pádua (Serviços Urbanos) e Marcelo Borges (Indústria, Comércio e Serviços) participaram do encontro.

Durante a reunião, Perugini mostrou aos empresários a maquete eletrônica dos reservatórios de contenção de enchentes, o JAC1 e JAC2, em construção na região do Jardim Minda, às margens do Ribeirão Jacuba. A Prefeitura vai implantar no entorno das lagoas um grande parque com ciclovias, equipamentos de ginástica, quadra esportiva, quiosques, pista de caminhada, paisagismo e área de estacionamento, intervenções que transformarão o local num cartão postal da cidade.

A visita dá continuidade ao trabalho que a Prefeitura realiza com a comunidade dos bairros envolvidos nas intervenções. Por meio do PTTS (Programa de Trabalho Técnico Social), a Administração mobiliza a população local a participar das ações com a criação das comissões de acompanhamento de obras que consumirão investimentos de R$ 47,5 milhões do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal.

“Mantemos diálogo com todos os setores da sociedade. Hoje é a vez da Magneti Marelli conhecer nosso projeto e dar sua opinião. Esse relacionamento é fundamental para trabalharmos em sintonia com a comunidade”, disse o prefeito Angelo Perugini.

Ponte oferece ganho logístico

Sobre as barragens passará a ponte que ligará a cidade de Leste a Oeste, além de integrar o polo industrial daquela região à rodovia SP-101. A ponte, prolongamento da avenida Olívio Franceschini até a região do Novo Ângulo, será construída com recursos de US$ 22 milhões, financiados pelo Banco Venezuelano CAF, com aval do Tesouro Nacional.  Para concluir o processo licitatório da obra, a Prefeitura aguarda o sinal verde do governo federal.

“O ganho logística será muito grande para as empresas do entorno porque facilitará o escoamento da produção. Também haverá ganho ambiental com a instalação do parque às margens do Ribeirão Jacuba”, afirma o secretário de Obras, Marcelo Zanibon.

O prefeito também adiantou aos empresários a necessidade da Prefeitura desapropriar parte da área, de propriedade da metalúrgica, para alargar a Avenida da Emancipação que será duplicada. Na próxima semana, representantes da empresa e da Prefeitura se reúnem para tratar do assunto e das demais intervenções viárias que envolvem o acesso à fabricante de peças para carros.

No final do encontro, Cerutti avaliou de forma positiva a reunião com o prefeito e secretários. “A empresa está aberta para contribuir com as ações da Prefeitura”, disse.

Corredor Ecológico

A construção das barragens e do parque linear no entorno do Ribeirão Jacuba são ações do projeto Corredor Ecológico de Hortolândia, uma extensão de 6,3 quilômetros quadrados de áreas públicas de preservação, lazer e recreação. O espaço equivale a 10% de extensão territorial da cidade, que é de 62,2 km².

Para implantar o Corredor Ecológico, a Prefeitura constrói parques lineares, recupera nascentes d´água, realiza obras de combate à enchente, amplia espaços de lazer e recreação, tira famílias da beira de córregos, promove a regularização fundiária de áreas, além de criar ciclovias.

Também são parte do Corredor Ecológico a implantação do Parque Socioambiental Chico Mendes, já em funcionamento na região central. O Corredor Ecológico integra o Programa Hortolândia Viva, uma série de ações de recuperação e preservação ambiental realizada pela Prefeitura em conjunto com as secretarias do governo.