Passagem sobre a linha férrea será interditada a partir de segunda-feira (1º/08)

Prefeitura construirá passagem mais ampla, aumentando vazão da água embaixo da estrutura

A partir da próxima segunda-feira (1º/08), a ponte localizada perto do Banco Bradesco e a passagem sobre a linha férrea, na região central, serão interditadas. A Prefeitura de Hortolândia substituirá a ponte, que faz ligação entre as ruas Argolino de Moraes, avenidas Santana e São Francisco de Assis, por uma ponte mais larga, de 8,5m X 3,35 metros altura. Com isso, aumentará a vazão do Ribeirão Jacuba abaixo da estrutura, evitando enchentes na região. A previsão é que a ponte fique interditada por 75 dias.

Além da ampliação da ponte, a Prefeitura realiza obras de canalização do Ribeirão Jacuba neste trecho. A ação faz parte do pacote de obras de combate a enchentes, que inclui também implantação de galerias pluviais nas vias da região central e a construção de dois reservatórios de contenção de cheias na região do Jardim Minda. A Prefeitura também possui projeto para construir um viaduto no local da ponte da região central. Para isso, busca parcerias e recursos externos.

Motoristas e pedestres devem seguir rotas alternativas durante o período de interdição da ponte. Quem está na Vila Real e deseja chegar à região central ou ao Jardim Amanda, deve acessar a avenida Thereza Ana Cecon Breda, a avenida Anhanguera, o Viaduto 17 de Abri e a rua Argolino de Moraes. O mesmo trajeto deve ser seguido pelos motoristas que vem de Sumaré.

Já quem está no Jardim Amanda e vai à Vila Real, deve trafegar pela Avenida Santana até a altura do Terminal Metropolitano, acessando a avenida Olívio Franceschini (Corredor Metropolitano) e a rua Nelson Pereira Bueno (ao lado do Paço Municipal). Desta via, é possível chegar a rua Luiz Camilo de Camargo onde, na altura das Lojas Cem, o motorista vira à esquerda e acessa o Viaduto 17 de Abril.

Para os motoristas que vem da Avenida da Emancipação e querem chegar a Vila Real, a rota alternativa é pela rua Luiz Camilo de Camargo, até as Lojas Cem, onde, virando à direita, há acesso ao Viaduto 17 de Abril.

Todos os trajetos passaram por um período de testes, no final de 2010. A medida foi adotada pela Secretaria de Planejamento Urbano para evitar congestionamentos com o desvio de tráfego.

Nova via

Para melhorar o tráfego na região central, a Prefeitura de Hortolândia finaliza a pavimentação da via que foi aberta recentemente próxima do Viaduto 17 de Abril. O prolongamento da rua Argolino de Moraes interligará a rua Zacarias Costa Camargo (Remanso Campineiro) com a rua Alberto Gomes (Jardim das Paineiras). Esta será mais uma rota alternativa durante a interdição da ponte. A via que recebe asfalto também é um dos acessos ao Shopping Hortolândia, com inauguração marcada para o próximo dia 28 de outubro.